Exercícios para fazer em casa

Muitas pessoas por falta de tempo deixam de realizar exercícios, mas isso não é desculpa, existem uma série de atividades que podem ser feitas dentro da sua própria casa e que dão resultados muito positivos, confira nesse post:

Por que é importante fazer exercícios?

Cuidar da saúde deveria ser um dos fatores mais importante na vida das pessoas, o que muitas vezes não acontece. Uma alimentação ruim junto da falta de exercícios físicos pode resultar em doenças graves. O Ideal é ter uma rotina cheia de hábitos saudáveis, fortalecendo o corpo e a mente.

A prática diária de qualquer tipo de atividades física traz inúmeros benefícios a diversas áreas do corpo, afetando diretamente o sistema imunológico, cardiovascular, respiratório e muitos outros. Não somente a parte estética e física, treinos regulares fazem bem ao psicológico do ser-humano, ajudando a combater doenças como ansiedade e depressão.

Benefícios que os exercícios físicos trazem

É possível listar uma série de benefícios que a prática regular de atividades traz. Não importa a idade, é importante estar atento as vantagens de se ter uma vida saudável:

Combate a obesidade: A obesidade é um grande problema que afeta milhares de pessoas, causando distúrbios e auxiliando no desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, apneia e depressão. Sem dúvidas, o melhor combatente da obesidade é a prática de atividades físicas alinhada a uma boa alimentação.

Melhora do sono: Os exercícios ajudam a evitar problemas como sono perturbado causado por stress, ansiedade e até mesmo apneia do sono. Isso se dá por conta da liberação de endorfina, a enzima responsável pelo sentimento de bem-estar. Realizar atividades físicas gasta energia do corpo, consequentemente, causa a necessidade de descanso, proporcionando noites tranquilas de sono

Depressão e ansiedade: As substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, endorfina e serotonina, são liberadas com estímulos físicos. A prática de atividades é um grande auxiliar na luta contra a depressão e ansiedade, justamente por liberar estas substâncias. O processo ocorre durante e após a realização dos exercícios, melhorando a rotina e tornando a mente mais tranquila e saudável.

Colesterol ruim: Existem dois tipos de colesterol, o LDL e o HDL, sendo o primeiro ruim e o segundo bom. Enquanto se prática exercícios físicos, o corpo aumenta a circulação do sangue, reduzindo as gorduras, triglicérides e o LDL nas paredes das artérias. O fato do colesterol ser eliminado ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Resistência óssea e muscular: Praticando exercícios diariamente, você está aumentando a sua resistência corporal e óssea, melhorando a sua disposição para realizar tarefas do dia a dia e reduzindo os riscos de desenvolver doenças como osteoporose. Os músculos e ossos do corpo precisam ser exercitados, quanto menos os utilizamos, menos eficientes eles ficam.

Atividades para se realizar em casa

A falta de tempo para ir à academia ou praticar esportes não deve ser motivo para não realizar atividades físicas, existem diversas possiblidades para fazer em casa sem a necessidade de muitas ferramentas e recursos, basta ter muita disposição:

Alongamento

Antes e depois do treino, é fundamental que você realize o alongamento. Antes do exercício para evitar lesões e depois para que o corpo relaxe e diminua a tensão.

Pular corda

Com uma simples corda, você pode eliminar até 180 calorias em 15 minutos, além de fortalecer os músculos da coxa e panturrilha. Utilize uma roupa confortável e mantenha sempre o corpo reto para evitar danos na sua postura. Pule com as pernas estendidas e termine com os joelhos dobrados.

Flexão de braço:

As flexões de braço fortalecem os ombros, peito e braços. Se você não está habituado a exercícios físicos, comece com séries pequenas e vá aumentando. Os braços devem estar alinhados com o peitoral para que os resultados sejam eficientes. É importante sempre deixar o tronco firme.

Fazer barra

Você pode comprar uma barra para fixar na porta, possibilitando o exercício em casa sem a necessidade de ter que ir até parques ou academias. A barra permite exercitar diversas áreas do corpo, como costas bíceps e abdômen. Vale a pena gastar um pouco de dinheiro para ter uma ferramenta que proporcionará melhoras a sua saúde.

Exercício para tríceps

Esse exercício pode ser feito em qualquer banco, cama ou sofá. Basta você colocar as pernas para frente, apoiar os braços de forma que os dedos da mão fiquem para frente e realizar movimentos de cima para baixo, sempre descendo devagar para estimular a resistência do seu músculo.

Prancha

Mais um exercício que pode facilmente ser realizado em casa. Em um posicionamento semelhante ao da flexão, posicione o rosto voltado para o chão, posicione o tronco e mantenha os pés e antebraços em contato com o chão, forçando o abdômen. É um exercício que exige muita resistência física, realize-o até o seu limite.

Agachamento

Posicione os braços para frente, e se agache, realize movimentos para cima e para baixo, tente não perder o equilíbrio. É uma atividade extremamente prática e funcional para exercitar os membros inferiores.

Cuide da sua saúde

Exercícios físicos são fundamentais para uma vida saudável, não deixe a falta de tempo afetar a sua saúde. Siga as dicas deste post e pratique os exercícios em casa, você verá que se sentirá muito melhor e disposto no seu dia-a-dia.

Como prevenir doenças

Cuidar corretamente da saúde não se baseia em somente tratar dos problemas que enfrentamos de tempos em tempos, a prática também exige uma prevenção para que os problemas não cheguem até nós. Atualmente, as causas das doenças são quase todas conhecidas e, se tradas de maneira correta, evitáveis.

É importante citar que esse fato não se aplica a todas as doenças, existem muitas delas que não temos o controle de prevenir. Entretanto, algumas práticas do nosso dia a dia auxiliam em evitar as doenças, confira-as a baixo:

Dormir bem

O sono é essencial para a prevenção de doenças e ter uma vida mais saudável.  Ele permite que novos acontecimentos e aprendizados sejam processados pelo cérebro, que cria um novo contingente de células responsáveis por combateres os mais diversos tipos de agentes cânceres e infecciosos.

Além disso, quando se tem uma boa noite de sono, as lembranças são organizada e armazenadas. O hormônio do crescimento também é produzido quando se está dormindo, esse é importante para o corpo de diversas maneiras, principalmente para formar novos tecidos em crianças, reparar os tecidos danificados (não só nas crianças, como também nos adultos) e bloquear os efeitos negativos do estresse.

Por esses e outros aspectos, pode se deduzir que o sono é de suma importância para a saúde. Ele ajuda a prevenir diversas doenças, como as cardíacas, AVC, infecciosas, diabetes, obesidade, além de oferecer suporte necessário para todos os órgãos, os deixando mais forte, o que impedi que possíveis problemas futuras causem grandes complicações.

Manter uma alimentação saudável

Evite o consumo excessivo de carne vermelha, bebidas alcoólicas e industrializados que contém muito açúcar (como o refrigerante, por exemplo), essa é uma das melhores maneiras de prevenir doenças. O sal e sódio também merece uma atenção essencial, se consumidos em excesso, podem causar problemas. É aconselhável fazer pequenas refeições ao longo do dia e manter intervalos regulares entre elas. Lanches de fast foods e alimentos que contém muita gordura também devem ser deixado de lado.

Hipertensão, diabetes, obesidade, Alzheimer e gripe são apenas algumas doenças que podem ser prevenidas com uma boa alimentação. Portanto, abuse de frutas, legumes e verduras, eles ajudarão a prevenir futuros imprevistos indesejados.

Pratique atividades físicas

Manter-se fisicamente ativo é fundamental para a prevenção de doenças. Essas melhoram a concentração e aumentam a autoestima e a disposição, o que acaba trazendo bem-estar e reduzindo o percentual de gordura e colesterol ruim.

Afim de evitar doenças como a hipertensão, obesidade e diabetes, a prática de exercícios é muito importante. Quem os pratica tem um melhor controle sobre a ansiedade, isso pelo fato de que os exercícios colaboram com a produção de endorfina, que são neurotransmissores que tem a função de proporcionar a sensação de bem-estar.

Portanto, mexa-se! Troque o elevador pela escada, leve o cachorro para passear, cuido do jardim, varra a casa, pratique esportes. Além de todos os benefícios citados, a atividade física também previne o envelhecimento precoce.

Não fique muito tempo sem tomar vacina

Infelizmente, existem doenças que não podem ser evitadas apenas por mudanças de nossos hábitos. Porém, isso não significa que essas não sejam evitáveis. Esse é o caso de algumas enfermidades que podem ser evitadas através da vacina. Ela previne o tratamento de doenças como gripe, caxumba, tétano, febre amarela, sarampo, herpes, tuberculose e muitas outras.  É importante sempre seguir as indicações do médico e estar atento às campanhas dos postos de saúde para saber quais vacinas você pode tomar para se prevenir.

Mantenha a mente ativa 

Hábitos como praticar jogos de raciocínio, leitura, artesanato, estudo, cursos livres e até mesmo uma vida socialmente ativa são exemplos que ajudam a manter a mente ativa. Essa prática é sinônimo de prevenção de doenças relacionadas a mente, como a demência e o Alzheimer, muitas vezes causadas pela velhice. A saúde não se baseia somente no bom funcionamento do corpo, ter uma mente saudável também é de suma importância, tanto quanto manter a saúde do resto do corpo.

Assim, a prática de atividades e a criação de hábitos que auxiliem no exercício mental são ótimas maneiras de evitar doenças e se manter saudável. Isso significa menos chances de perda do poder das funções cerebrais.

Cuidado com as DSTs

As doenças sexualmente transmissíveis afetam grande parte da população. Algumas prevenções podem ser feitas afim de evita-las, como limitar o número de parceiros, sempre fazer exames, utilizar camisinha e se vacinar constantemente. Esse tipo de doença é passada para outra pessoa ao ter relações sexuais e nenhum grupo está imune, você pode estar infectado, independentemente da sua raça, cor, sexo, situação econômica ou idade.

Doenças sexualmente transmissíveis podem ter efeitos graves e permanentes a saúde. Ter uma DST aumenta o risco de contrais o vírus da imunodeficiência humana, ou HIV, o que pode levar a síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS/SIDA).

 

As doenças, apesar de causarem uma tremenda “dor de cabeça”, podem ser prevenidas. Portanto, lembre-se sempre de cuidar do seu corpo cautelosamente, as dicas citadas ao decorrer da narrativa serão de grande auxilio.

 

6 hábitos saudáveis para você começar agora

Existem bons e maus hábitos que a gente cultiva durante a vida. Começar novos hábitos não é fácil, mas também não é impossível.

É preciso muito esforço para começar um bom hábito e fazer valer a pena. Quando ele começa a acontecer de verdade, fica fácil observar a transformação que ele faz no seu dia a dia.

Os hábitos que envolvem a melhora da nossa saúde nunca podem ser ruins e devem ser iniciados o mais cedo possível para não pararem de gerar benefícios em muitos níveis da nossa própria vida.

Que tal acompanhar os 7 hábitos saudáveis que separamos para você começar hoje mesmo a viver mais e melhor. Confira:

Alimentação

Pode parecer um discurso repetido, mas a necessidade é gigantesca: alimentar-se bem melhora sua saúde em muitos quesitos, principalmente a qualidade de vida.

Evitar doenças causados pelo abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um passo enorme em direção à saúde.

Deixar para trás o infarto, derrame, hipertensão, obesidade, diabetes e até mesmo câncer é satisfatório demais, mesmo frente à necessidade do controle e inclusão de alimentos ricos em vitaminas, proteínas e minerais, o que pode se tornar um sofrimento para quem não está acostumado.

A ideia é entender a alimentação de acordo com as necessidades de cada organismo, com a ajuda de um profissional especializado, que realize uma análise minuciosa do corpo.

A maioria dos nutrientes vitais para o nosso corpo podem ser encontrados nos alimentos, ou melhor, nos alimentos certos. Então não basta apenas comer, é preciso comer bem, sempre.

 

Sono

Durante o dia, gastamos energias que só a alimentação não supre completamente. Por isso, é preciso retomá-la com uma boa noite de sono, que faz uma diferença colossal na sua vida.

Ao dormir bem, é fácil observar no dia seguinte uma disposição que não existe quando o sono é pouco ou prejudicado.

Insatisfação com a saúde pode estar diretamente relacionada à má qualidade do sono, o que pode ser formatado em doenças graves, como a depressão, por exemplo.

Uma dica interessante para aplicar é planejar um horário correto e adequado à sua rotina, determinando o horário de dormir e de despertar.

Além disso, melhorar as condições de sono: observar a cama, o colchão, as cobertas, travesseiros e outros acessórios de dormir para que estejam sempre atendendo às necessidades e perfeitamente confortáveis.

Outras condições de sono dizem respeito ao silêncio durante a noite e a rotina das pessoas que moram dentro da casa. Esses detalhes também devem ser revistos.

 

Exercícios físicos

Exercícios físicos são mais um hábito que figura entre os mais discutidos e orientados por profissionais da saúde. Não é por menos: os benefícios estão aí, para quem quiser ver.

Evitar o sedentarismo é muito mais do que parece. Significa afastar doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares. Sem contar a disposição e energia que você, apesar de não parecer, vai ganhando conforme continua vivenciando esse hábito. Aqui vão algumas dicas:

  • Comece aos poucos, afinal, a mudança não precisa e nem deve ser drástica demais. Caminhar, por pouco que seja o trajeto, já faz diferença, muda seu corpo para melhor;
  • Crie um planejamento de atividades regulares, anote no calendário e escolha os melhores dias para praticar;
  • Faça atividades ao ar livre e em contato com a natureza;
  • Envolva-se de atividades de que gosta mais, teste práticas novas, experimente mudar a rotina até que você decida o que fará no dia a dia;
  • Convoque seus amigos e parentes para participar também. A atividade ficará muito mais fácil e prazerosa;
  • Procure a ajuda de um especialista ou profissional experiente no assunto

Respiração

Um hábito simples, mas que faz uma diferença enorme na vida de qualquer pessoa: respirar melhor.

Estamos fadados a respirar normalmente, sem pensar que, uma respiração profunda, feita da forma certa, desgasta muito menos nossa mente e corpo, evitando até mesmo a insônia.

A sensação de bem-estar é visível: não dá para negar que quando você respira corretamente, puxando o ar pelas narinas e soltando pela boca, o corpo aceita uma disposição e uma energia diferente para realizar as atividades do dia a dia.

Comece prestando atenção na forma como você respira e passe a se policiar, mudar como ela acontece e, aos poucos, isso vai se tornando um hábito seu.

 

Amizade

Talvez o item menos esperado dessa lista, a amizade está bastante atrelada à felicidade, que, por sinal, é um fator essencial para a saúde.

Quando você se sente feliz e bem consigo, as chances de você contrair qualquer tipo de doença são muito menores, mesmo esse fato parecendo bastante banal.

É por meio da amizade, não só a ligação entre amigos, mas a familiar e amorosa, que essa alegria pode ser cultivada e construída em favor da saúde.

Comece a estimular seu cérebro com atividades sociais e intelectuais como o teatro, a dança, o esporte e até mesmo a leitura.

Tudo isso pode ser realizado em grupo, o que aumenta a amizade, a união e, em consequência, a felicidade e a saúde.

A convivência com pessoas que nos são queridas traz benefícios que vão além da saúde: vivemos com mais prazer, mais harmonia, qualidade, bem-estar e conforto. Encha-se dos seus amigos e das pessoas que você ama!

 

Água

Água é a fonte da vida como você já ouve desde pequeno. Então porque não se encher dela? Beber água todos os dias é uma prática necessária para o nosso organismo que, lembrando bem, é composto por 60% água.

Então, não há como negar sua necessidade em nossa vida, especialmente na saúde, já que ela é responsável por várias funções, entre elas:

  • Levar vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais através do organismo;
  • Eliminar resíduos como a ureia filtrada pelos rins;
  • Regular a temperatura e eliminar o excesso de calor por meio da transpiração;
  • Ajudar na produção do sangue.

Como uma boa quantidade é eliminada pelo corpo dentro de algumas funções citadas, ela precisa estar sendo sempre resposta. Daí a necessidade de se beber água constantemente.

Você não precisa tomar 2l de água por dia. Confie no seu instinto de sede: tome sempre que sentir que deve para adequar o organismo. Mas tome cuidado caso você não tenha costume algum de tomar água. Uma hora ou outra você vai precisar se obrigar a fazê-lo se quiser manter sua saúde em dia.

Falou em saúde, falou Cardiomed. Confira nossos produtos e transforme seu dia a dia em hábitos saudáveis agora mesmo.

Os benefícios da atividade física para a sociedade

O verão é a estação do ano mais aguardada pela maioria dos brasileiros. Os atrativos são muitos: altas temperaturas, que são ideais para frequentar praias, férias da família, viagens, dias mais longos e, principalmente, maior sensação de felicidade entre todos.

Isso tudo proporciona as condições ideais para a prática de esportes. Com dias mais claros, horários livres e o corpo cheio de energia, realizar atividades físicas se torna muito mais prazeroso e, claro, o corpo e a saúde agradecem.

Precisamos praticar exercícios

Essenciais para auxiliar no bom funcionamento do nosso organismo, os exercícios físicos são muito importantes nessa época do ano. Manter o corpo parado por muito tempo pode trazer ganho de peso e outros problemas de saúde. Com as atividades você gasta a energia adquirida nas refeições, previne doenças e cuida do corpo, trabalhando todos os sistemas possíveis.

Para a estação mais quente do ano, os esportes são as atividades mais indicadas. Apostar em esportes aquáticos, na praia e/ou coletivos são uma boa ideia para se motivar a sair de casa e manter o corpo ativo, além de promover interação entre pessoas e tornar a atividade muito mais gostosa.

Os benefícios da prática de atividades físicas para a sociedade

A prática de exercícios físicos traz muito mais benefícios do que se espera. Os ganhos vão além da saúde de cada um e atingem indiretamente toda a sociedade. Estimular a população a realizar mais atividades pode ser a solução para diversos problemas que as cidades enfrentam hoje e também pode ser uma boa forma de garantir maior qualidade de vida a todos. Os benefícios indiretos para a sociedade são de grande valor.

Confira:

Controle de epidemias de doenças crônicas

Não são apenas as doenças infecciosas que têm passado por epidemias e se alastrado pela sociedade. As doenças crônicas também passaram a se tornar um grande problema para a sociedade e precisam de atenção. Doenças como diabetes, obesidade e hipertensão são alguns exemplos que podem incluir atividades físicas como tratamento e isso, inclusive, ajudaria a aliviar os custos na área da saúde.

Redução do número de acidentes de carro

Promovendo meios para que as atividades físicas sejam possíveis, como a extensão de calçadas e ciclovias, o incentivo a caminhadas e pedaladas se torna muito mais forte. Com mais pessoas se locomovendo dessa forma, menos carros e motos vão parar nas ruas e isso diminui o tráfego e a incidência de acidentes de trânsito. Além disso, com mais pessoas andando e pedalando pela cidade, os motoristas precisarão ser mais atentos, assim a direção defensiva ganha muito mais importância e efetividade.

Mais qualidade nas escolas

O estímulo à atividade física na escola vai muito além de incentivar crianças e jovens a praticar esportes. Associado às atividades, os estudos sobre o corpo e sobre a história das atividades culturais e sociais envolvidas com os esportes adquirem grande valor e transmitem muitas reflexões aos alunos. Além disso, um estudante com o corpo ativo e com energia aprende melhor e demonstra melhor desempenho nas outras disciplinas.

Menos desigualdade social

Transportes coletivos e áreas para caminhada e trânsito de bicicleta são extremamente democráticos e acessíveis a todos. Os custos para locomover-se dessa forma são muito inferiores do que utilizando carro, portanto representam economia e inclusão. Mas, principalmente, o esporte remove barreiras entre as pessoas, principalmente quando coletivo. Durante partidas de futebol, basquete ou vôlei não existe diferenças de etnia, classe, religião, gênero ou qualquer outro tipo de divisão social. Todos podem se divertir e se exercitar de forma igual e com qualidade.

Combate a poluição

Incentivando o uso de bicicletas e de calçadas para a locomoção e, consequentemente, diminuindo o número de carros e motos, os impactos também chegam na prevenção do meio ambiente, pois promovem menos poluição sonora e poluição do ar – com menores taxas de emissão de CO². Ou seja, enquanto você cuida da sua saúde, você também contribui para a saúde do planeta em que vivemos.

Atividades físicas depois dos 40

Completar 40 anos pode ser considerado, para muitos, o começo de uma nova fase na vida. Mas ela não é a velhice, existem muitos mitos sobre a idade, o exercício físico é um deles.

Começar a praticar atividades aos 40 pode ser considerado uma decisão equivocada, onde o corpo não é mais o mesmo e o tempo livre não é tão acessível como antes. Então, as horas vagas são preenchidas com descanso.

Porém, a grande verdade sobre os exercícios físicos praticados nessa época é que, além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, evita o avanço de algumas deficiências que costumam aparecer nessa época e fortalecer funções do corpo. Vamos começar a praticar?

Por onde começar?

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Nessa fase da vida, é muito comum que o corpo comece a perder alguns elementos, como massa muscular e óssea, tanto para homens, como para mulheres.

Essas perdas podem prejudicar o desempenho das atividades, mas não são uma preocupação, já que a prática não diz respeito aos melhores resultados, mas sim ao bem-estar adquirido com ela.

Antes de começar a praticar exercícios físicos, é interessante procurar pelo auxílio de um profissional habilitado para realizar uma análise do corpo e das limitações. Assim, é possível entender quais são os melhores exercícios a serem praticados com mais aptidão e resistência, além de realizar testes de glicemia, hemograma, níveis de colesterol, entre outros.

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Com a orientação do profissional médico, é mais fácil encontrar o exercício mais adequado para você. Para quem nunca praticou nenhum tipo de atividade física e vai começar agora, o ideal é escolher exercícios mais leves, como pequenas corridas em baixa velocidade na esteira ou nas ruas, para depois, mais acostumado, partir para exercícios que exigem mais, como esportes, por exemplo.

Para os que já praticaram, é possível começar com esportes em pequenos tempos. Com o passar do tempo e com a escolha de uma modalidade que mais lhe agrada, procure agregar o exercício principal com outras atividades diferenciadas, que contemplem tanto o lado aeróbico quanto o anaeróbico.

Benefícios

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Os benefícios de se praticar exercícios físicos depois dos 40 vão além da melhora da qualidade de vida. Depois de iniciar uma vida baseada nessas atividades, há uma crescente melhoria e fortalecimento do aparelho cardiorrespiratório, alterando o funcionamento do coração, pulmões e outros órgãos dos sistemas.

Realmente, o corpo começa a sentir a diferença. É possível perceber o visível fortalecimento muscular, melhora da coordenação motora, melhor flexibilidade e melhor controle de composição corporal, colesterol, glicemia e pressão arterial.

Além disso, os exercícios físicos têm o poder de prevenir o câncer e processos artríticos, tão sentidos nos idosos. Outros progressos levados em consideração são os do âmbito emocional, que diz respeito à melhora no estresse, depressão e ansiedade, como uma melhora no humor e na interação social.

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Outras dicas

  • Respeite os limites do seu corpo;
  • Use roupas e acessórios adequados;
  • Siga as orientações do seu médico;
  • Alimente-se corretamente;
  • Procure um profissional especializado em alimentação caso precise de auxílio;
  • Não exagere no exercício
  • Lembre-se sempre de se alongar e se aquecer antes das atividades.

 

Conte com a Cardiomed para ajudar você nesse processo de mudança e encontre ainda mais a qualidade de vida que você precisa.