Cuidar corretamente da saúde não se baseia em somente tratar dos problemas que enfrentamos de tempos em tempos, a prática também exige uma prevenção para que os problemas não cheguem até nós. Atualmente, as causas das doenças são quase todas conhecidas e, se tradas de maneira correta, evitáveis.

É importante citar que esse fato não se aplica a todas as doenças, existem muitas delas que não temos o controle de prevenir. Entretanto, algumas práticas do nosso dia a dia auxiliam em evitar as doenças, confira-as a baixo:

Dormir bem

O sono é essencial para a prevenção de doenças e ter uma vida mais saudável.  Ele permite que novos acontecimentos e aprendizados sejam processados pelo cérebro, que cria um novo contingente de células responsáveis por combateres os mais diversos tipos de agentes cânceres e infecciosos.

Além disso, quando se tem uma boa noite de sono, as lembranças são organizada e armazenadas. O hormônio do crescimento também é produzido quando se está dormindo, esse é importante para o corpo de diversas maneiras, principalmente para formar novos tecidos em crianças, reparar os tecidos danificados (não só nas crianças, como também nos adultos) e bloquear os efeitos negativos do estresse.

Por esses e outros aspectos, pode se deduzir que o sono é de suma importância para a saúde. Ele ajuda a prevenir diversas doenças, como as cardíacas, AVC, infecciosas, diabetes, obesidade, além de oferecer suporte necessário para todos os órgãos, os deixando mais forte, o que impedi que possíveis problemas futuras causem grandes complicações.

Manter uma alimentação saudável

Evite o consumo excessivo de carne vermelha, bebidas alcoólicas e industrializados que contém muito açúcar (como o refrigerante, por exemplo), essa é uma das melhores maneiras de prevenir doenças. O sal e sódio também merece uma atenção essencial, se consumidos em excesso, podem causar problemas. É aconselhável fazer pequenas refeições ao longo do dia e manter intervalos regulares entre elas. Lanches de fast foods e alimentos que contém muita gordura também devem ser deixado de lado.

Hipertensão, diabetes, obesidade, Alzheimer e gripe são apenas algumas doenças que podem ser prevenidas com uma boa alimentação. Portanto, abuse de frutas, legumes e verduras, eles ajudarão a prevenir futuros imprevistos indesejados.

Pratique atividades físicas

Manter-se fisicamente ativo é fundamental para a prevenção de doenças. Essas melhoram a concentração e aumentam a autoestima e a disposição, o que acaba trazendo bem-estar e reduzindo o percentual de gordura e colesterol ruim.

Afim de evitar doenças como a hipertensão, obesidade e diabetes, a prática de exercícios é muito importante. Quem os pratica tem um melhor controle sobre a ansiedade, isso pelo fato de que os exercícios colaboram com a produção de endorfina, que são neurotransmissores que tem a função de proporcionar a sensação de bem-estar.

Portanto, mexa-se! Troque o elevador pela escada, leve o cachorro para passear, cuido do jardim, varra a casa, pratique esportes. Além de todos os benefícios citados, a atividade física também previne o envelhecimento precoce.

Não fique muito tempo sem tomar vacina

Infelizmente, existem doenças que não podem ser evitadas apenas por mudanças de nossos hábitos. Porém, isso não significa que essas não sejam evitáveis. Esse é o caso de algumas enfermidades que podem ser evitadas através da vacina. Ela previne o tratamento de doenças como gripe, caxumba, tétano, febre amarela, sarampo, herpes, tuberculose e muitas outras.  É importante sempre seguir as indicações do médico e estar atento às campanhas dos postos de saúde para saber quais vacinas você pode tomar para se prevenir.

Mantenha a mente ativa 

Hábitos como praticar jogos de raciocínio, leitura, artesanato, estudo, cursos livres e até mesmo uma vida socialmente ativa são exemplos que ajudam a manter a mente ativa. Essa prática é sinônimo de prevenção de doenças relacionadas a mente, como a demência e o Alzheimer, muitas vezes causadas pela velhice. A saúde não se baseia somente no bom funcionamento do corpo, ter uma mente saudável também é de suma importância, tanto quanto manter a saúde do resto do corpo.

Assim, a prática de atividades e a criação de hábitos que auxiliem no exercício mental são ótimas maneiras de evitar doenças e se manter saudável. Isso significa menos chances de perda do poder das funções cerebrais.

Cuidado com as DSTs

As doenças sexualmente transmissíveis afetam grande parte da população. Algumas prevenções podem ser feitas afim de evita-las, como limitar o número de parceiros, sempre fazer exames, utilizar camisinha e se vacinar constantemente. Esse tipo de doença é passada para outra pessoa ao ter relações sexuais e nenhum grupo está imune, você pode estar infectado, independentemente da sua raça, cor, sexo, situação econômica ou idade.

Doenças sexualmente transmissíveis podem ter efeitos graves e permanentes a saúde. Ter uma DST aumenta o risco de contrais o vírus da imunodeficiência humana, ou HIV, o que pode levar a síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS/SIDA).

 

As doenças, apesar de causarem uma tremenda “dor de cabeça”, podem ser prevenidas. Portanto, lembre-se sempre de cuidar do seu corpo cautelosamente, as dicas citadas ao decorrer da narrativa serão de grande auxilio.