Muitas pessoas por falta de tempo deixam de realizar exercícios, mas isso não é desculpa, existem uma série de atividades que podem ser feitas dentro da sua própria casa e que dão resultados muito positivos, confira nesse post:

Por que é importante fazer exercícios?

Cuidar da saúde deveria ser um dos fatores mais importante na vida das pessoas, o que muitas vezes não acontece. Uma alimentação ruim junto da falta de exercícios físicos pode resultar em doenças graves. O Ideal é ter uma rotina cheia de hábitos saudáveis, fortalecendo o corpo e a mente.

A prática diária de qualquer tipo de atividades física traz inúmeros benefícios a diversas áreas do corpo, afetando diretamente o sistema imunológico, cardiovascular, respiratório e muitos outros. Não somente a parte estética e física, treinos regulares fazem bem ao psicológico do ser-humano, ajudando a combater doenças como ansiedade e depressão.

Benefícios que os exercícios físicos trazem

É possível listar uma série de benefícios que a prática regular de atividades traz. Não importa a idade, é importante estar atento as vantagens de se ter uma vida saudável:

Combate a obesidade: A obesidade é um grande problema que afeta milhares de pessoas, causando distúrbios e auxiliando no desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, apneia e depressão. Sem dúvidas, o melhor combatente da obesidade é a prática de atividades físicas alinhada a uma boa alimentação.

Melhora do sono: Os exercícios ajudam a evitar problemas como sono perturbado causado por stress, ansiedade e até mesmo apneia do sono. Isso se dá por conta da liberação de endorfina, a enzima responsável pelo sentimento de bem-estar. Realizar atividades físicas gasta energia do corpo, consequentemente, causa a necessidade de descanso, proporcionando noites tranquilas de sono

Depressão e ansiedade: As substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, endorfina e serotonina, são liberadas com estímulos físicos. A prática de atividades é um grande auxiliar na luta contra a depressão e ansiedade, justamente por liberar estas substâncias. O processo ocorre durante e após a realização dos exercícios, melhorando a rotina e tornando a mente mais tranquila e saudável.

Colesterol ruim: Existem dois tipos de colesterol, o LDL e o HDL, sendo o primeiro ruim e o segundo bom. Enquanto se prática exercícios físicos, o corpo aumenta a circulação do sangue, reduzindo as gorduras, triglicérides e o LDL nas paredes das artérias. O fato do colesterol ser eliminado ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Resistência óssea e muscular: Praticando exercícios diariamente, você está aumentando a sua resistência corporal e óssea, melhorando a sua disposição para realizar tarefas do dia a dia e reduzindo os riscos de desenvolver doenças como osteoporose. Os músculos e ossos do corpo precisam ser exercitados, quanto menos os utilizamos, menos eficientes eles ficam.

Atividades para se realizar em casa

A falta de tempo para ir à academia ou praticar esportes não deve ser motivo para não realizar atividades físicas, existem diversas possiblidades para fazer em casa sem a necessidade de muitas ferramentas e recursos, basta ter muita disposição:

Alongamento

Antes e depois do treino, é fundamental que você realize o alongamento. Antes do exercício para evitar lesões e depois para que o corpo relaxe e diminua a tensão.

Pular corda

Com uma simples corda, você pode eliminar até 180 calorias em 15 minutos, além de fortalecer os músculos da coxa e panturrilha. Utilize uma roupa confortável e mantenha sempre o corpo reto para evitar danos na sua postura. Pule com as pernas estendidas e termine com os joelhos dobrados.

Flexão de braço:

As flexões de braço fortalecem os ombros, peito e braços. Se você não está habituado a exercícios físicos, comece com séries pequenas e vá aumentando. Os braços devem estar alinhados com o peitoral para que os resultados sejam eficientes. É importante sempre deixar o tronco firme.

Fazer barra

Você pode comprar uma barra para fixar na porta, possibilitando o exercício em casa sem a necessidade de ter que ir até parques ou academias. A barra permite exercitar diversas áreas do corpo, como costas bíceps e abdômen. Vale a pena gastar um pouco de dinheiro para ter uma ferramenta que proporcionará melhoras a sua saúde.

Exercício para tríceps

Esse exercício pode ser feito em qualquer banco, cama ou sofá. Basta você colocar as pernas para frente, apoiar os braços de forma que os dedos da mão fiquem para frente e realizar movimentos de cima para baixo, sempre descendo devagar para estimular a resistência do seu músculo.

Prancha

Mais um exercício que pode facilmente ser realizado em casa. Em um posicionamento semelhante ao da flexão, posicione o rosto voltado para o chão, posicione o tronco e mantenha os pés e antebraços em contato com o chão, forçando o abdômen. É um exercício que exige muita resistência física, realize-o até o seu limite.

Agachamento

Posicione os braços para frente, e se agache, realize movimentos para cima e para baixo, tente não perder o equilíbrio. É uma atividade extremamente prática e funcional para exercitar os membros inferiores.

Cuide da sua saúde

Exercícios físicos são fundamentais para uma vida saudável, não deixe a falta de tempo afetar a sua saúde. Siga as dicas deste post e pratique os exercícios em casa, você verá que se sentirá muito melhor e disposto no seu dia-a-dia.