Fim de ano está chegando e, com ele, as férias de verão, momento para relaxar e se divertir com a sua família e amigos. Para quem gosta de praticar atividades físicas, adora andar ao ar livre e tem o espírito aventureiro temos uma dica ótima: fazer Cicloturismo.

Imagina só, conhecer vários lugares diferentes, com paisagens lindas andando com a sua bike… uma maravilha não é mesmo? Porém, para praticar o cicloturismo não basta pegar a sua bicicleta e sair pedalando. É preciso ter alguns cuidados e se preparar bem, para então ir e ter um ótimo passeio. Para ajudar, hoje vamos dar algumas dicas de como se preparar para fazer uma viagem segura e tranquila. Venha conferir!

O que é o cicloturismo?

Utilizar a bicicleta para turistar por vários lugares, além de ser muito econômico, ecológico e saudável, também pode ser muito divertido, uma experiência única. Não se preocupe, no cicloturismo não é preciso ser nenhum atleta do ciclismo, pois o seu ritmo não é intenso, mas sim constante.

Há várias maneiras de fazer o Cicloturismo. Para quem tem criança, ou preferem um maior conforto, principalmente para dormir, é possível ir até um destino de carro ou outro meio de transporte e se hospedar em uma pousada e hotel e só então começar a sua aventura com a bicicleta. Porém, há quem prefira acampar ou utilizar apenas a bike como meio de transporte para aproveitar ao máximo todas as paisagens pelo caminho.

Escolha bem a sua bicicleta

Para fazer cicloturismo é importante escolher muito bem a sua bicicleta. Você passará um bom tempo pedalando nela, por isso, prefira uma que seja bem confortável. Antes de sair para o seu passeio, verifique se tudo está funcionando corretamente, como a regulagem do freio e o ar do seu pneu.

É importante ficar atento às exigências do Código de Trânsito Brasileiro, que são elas: campainha, espelho retrovisor, luz branca na dianteira, vermelha na traseira e olhos de gato nos pedais. Esses são acessórios fundamentais para garantir a sua segurança, não deixe de usar.

O que levar

Ao fazer cicloturismo leve apenas o necessário, para não ter que carregar muito peso e assim deixar a sua pedalada desconfortável. Veja a seguir alguns itens essenciais para o seu passeio:

  • Tenha com você lanchinhos práticos e fáceis de serem conservados. É bom também carregar sachês de açúcar e sal, no caso de ter alguma queda ou alta de pressão. Melhor se prevenir não é mesmo?
  • Proteja-se do sol e leve sempre um protetor solar junto com você. Não esqueça de retocá-lo de 2 em 2 horas.
  • Se a sua viagem for para um lugar no campo ou que tenha muita mata, leve repelente.
  • Carregue alguns equipamentos básicos para fazer a manutenção da sua bicicleta, como: quatro câmaras de ar, chaves e bomba de ar.
  • Leve um estojo de primeiros socorros. Uma dica, não esqueça o relaxante muscular!
  • Leve uma nécessaire com itens básicos de higiene pessoal.

Vá com amigos e família

A maneira mais divertida de se fazer o cicloturismo é reunir a sua família e os seus amigos. Para quem tem filhos com menos de 5 anos ou que não se sintam seguros para pedalar, vale a pena usar cadeirinhas para carregá-los de maneira confortável e segura.

cicloturismo-com-amigos-e-familia

Fazer cicloturismo proporciona momentos incríveis, uma grande aventura com infinitas paisagens. Aproveite o clima delicioso de um passeio ao ar livre e se divirta muito. O que você achou da nossa dica? Já pensou em fazer cicloturismo? Conte aqui nos comentários.