Ganhando cada vez mais popularidade pelo Brasil inteiro, o triathlon é um esporte composto por 3 modalidades: o ciclismo, a natação e a corrida. A atividade é reconhecida por ser completa e ótima para quem ama correr e ainda vem com um desafio a mais, o que motiva ainda mais os atletas, principalmente de alto rendimento. Para se tornar um triatleta, é necessário muito treinamento e dedicação. No texto de hoje vamos trazer algumas dicas para quem quer começar a praticar esse esporte maravilhoso e completo. Leia mais!

Avaliação Física

Primeiramente é necessário fazer uma avaliação médica para então começar os treinos. Já falamos aqui no blog sobrea importância dos exames de rotina para começar a correr, mas é claro que isso é imprescindível antes de começar qualquer tipo de atividade física.

Profissional especializado

Como já falamos, o triathlon é um esporte que é composto por três modalidades. Sendo assim, é essencial que os seus treinos sejam acompanhados por um profissional especialista em natação, ciclismo e corrida, para que você tenha uma sintonia entre os treinos e consequentemente em futuras provas.

cardiomed-triathlon-bicicleta

O início

Já no começo os treinamentos serão intensos, e seu corpo precisará de um tempo para se adaptar com a nova rotina de treinos. Muito provavelmente você não terá, no início, um bom rendimento nas três modalidades, natação, ciclismo e corrida, mas não se deixe abater. Logo você irá criar mais resistência, aumentando o seu ritmo e consequentemente melhorará o seu desempenho.

Acessórios básicos para treinar cada modalidade:

Natação: touca, óculos, maio ou sunga.

Ciclismo: capacete, óculos, camisa de ciclismo, bermuda de ciclismo, luvas, sapatilhas, bike.

Corrida: tênis, short, camiseta, óculos, viseira.

Natação no mar

Apesar de algumas provas de triathlon terem a natação dentro da piscina, a maioria são realizadas em mares. Sendo assim, há a necessidade de você praticar alguns treinos em águas abertas antes das provas para se familiarizar com o ambiente.

É muito comum as pessoas temerem a natação no mar, já que o ambiente requer muito mais cuidados, mas não é preciso ter medo. Uma saída é, enquanto treina na piscina fazer simulações de natação em águas abertas, que possuem mais dificuldades, como a correnteza. A simulação é realizada tirando as raias da piscina, colocando boias, fazendo com que o atleta nade em círculos. Mas não se preocupe, o profissional especializado em triathlon irá te orientar durante seus treinos.

cardiomed-triathlon

Musculação

A musculação é uma grande aliada para o triatleta, pois ela o ajuda a ter mais força, resistência e potência. Há o fortalecimento, principalmente, de pernas, braços e abdome, partes do corpo muito exigidas no triathlon. O ideal é praticar a musculação umas duas vezes na semana. Veja com o seu treinador qual a melhor forma de ela ser inserida na sua rotina de treinos.

E então, gostou da nossa dica? O triathlon é um ótimo esporte, esperamos ter te incentivado ainda mais a praticá-lo! Nos conte aqui nos comentários o que você achou do texto de hoje.