Mountain Bike ou ciclismo de montanha, em português, surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos e pode ser dividido em várias modalidades como Downhill, Freeride, Trial, Uphill entre outras. Porém este é um esporte que exige muito da parte física, sem contar que a atenção com a segurança deve ser redobrada.

 

 

 

 

 

 

Normalmente quem está iniciando com em algum esporte acaba cometendo alguns erros por não saber muito sobre ele, já demos algumas dicas de Triathlon para iniciantes, mas hoje vamos mostrar o que você deve e não deve fazer no início da prática de Mountain Bike:

Hidratação:

Normalmente quando a rota é curta muitas pessoas preferem não levar água ou algum outro tipo de liquido para se hidratar durante o percurso, achando que não irão sentir muita sede. Porém um dos sinais de desgaste e desidratação é justamente a sede, o que pode prejudicar e muito o seu desempenho com a bicicleta. Dessa forma ande sempre com uma garrafinha de água ou faça uso de isotônicos que são muito indicados para quem corre, evitando assim a sua desidratação.

Fonte de glicose:

Durante uma prática esportiva intensa o corpo pode sofrer com a diminuição de açúcar no sangue, nesse caso o melhor é repor imediatamente a glicose que o organismo precisa, através de alimentos de rápida absorção, como sucos, isotônicos, barras de cereais e até biscoitos. Por isso é importante estar sempre preparado e carregar estes itens consigo a cada aventura ciclística.

Alongamentos antes e depois

 Já comentamos sobre as diferenças entre alongamento e aquecimento, e você já sabe que alongar-se é fundamental para a prática de qualquer atividade física. Mesmo que seja amador, todo ciclista deve se alongar tanto antes de treinar quanto depois, pois no início do treino o alongamento ajuda a aquecer os músculos ativando a circulação de sangue. Já ao final do treino, o alongamento evita que os músculos se encurtem, principalmente os músculos posteriores ou isquiotibiais. Os alongamentos são indispensáveis, mesmo que os treinos não sejam com muita frequência.

Querer estar sempre em primeiro:

 É muito comum durante uma corrida querermos estar sempre na frente dos outros corredores, é o nosso instinto de competição falando mais alto. Mas nem sempre isso é vantajoso, pois o corpo precisa adaptar-se progressivamente aos esforços da atividade física. Começar com pedaladas mais cadenciadas dá mais resistência ao corpo, o que é fundamental para todo ciclista e pode te garantir boas colocações no fim da maratona

 Segurança:

 Em todas as práticas ciclísticas a segurança deve ser a primeira preocupação. No caso do Mountain Bike não é diferente. Portanto não dá para esquecer dos itens de segurança, tais como luvas de proteção, um capacete bem resistente, um tênis firme e roupas próprias para andar de bicicleta. Todos esses itens são imprescindíveis para que você possa aproveitar o trajeto escolhido da melhor forma.

 O Mountain Bike é um esporte radical, mas que é ótimo para manter a forma e ainda poder curtir a natureza. Embora pareça um pouco difícil, com a prática e muita dedicação, logo você estará praticando com facilidade.

Agora conte pra gente a sua opinião, você já pratica Mountain Bike ou pretende iniciar? Qual o estilo de ciclismo você gosta mais?