Não é de hoje que sabemos que implementar mais de um tipo de atividade física no seu treino colabora para um maior desempenho na sua prova de corrida. Já falamos nos benefícios do uso da corda, e hoje vamos falar de mais uma aliada, a bicicleta. Na academia, em casa ou ao ar livre, pedalar melhora a preparação física geral do corredor. Isso porque ela trabalha a musculatura fadigada de forma adequada, fazendo com que o corredor não só melhore seu rendimento, como seu condicionamento físico, evitando futuras lesões. A pedalada é uma forte aliada para a regeneração muscular do atleta.

 

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Alternar os treinos

Treinar apenas corrida, todos os dias, pode ser muito agressivo ao seu corpo. Por isso, especialistas recomendam intercalar a prática com outras atividades. Pedalar é uma ótima opção, pois o seu movimento cíclico melhora a resistência dos membros inferiores. Então, nos dois dias da semana, no qual você precisa do descanso, reserve para o

ciclismo. Lembrando que a atividade tem o intuito regenerativo, sendo assim, deve ser praticada de forma leve ou moderada, sem muito esforço e sempre em dias alternados, nunca no mesmo dia em que treina a corrida.

Lesões

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As pedaladas para o corredor ajudam na prevenção e reabilitação das lesões musculares e articulares. Isso mesmo, a prevenção acontece porque ao pedalar nos intervalos dos seus treinos, você tem uma regeneração ativa, mas que não força a sua musculatura fadigada fazendo a passada repetitiva da corrida.

Durante a recuperação de uma lesão, o descanso ativo acelera a recuperação da musculatura, isso porque o pedalar faz com que as toxinas sejam liberadas do organismo mais rapidamente, deixando a musculatura mais limpa para as próximas sessões.

Os benefícios para o corredor

Os benefícios de pedalar para o corredor são extensos, entre os principais estão:

  • Fortalecimento dos músculos da perna
  • Ter uma recuperação ativa, ou seja, descansar os músculos utilizados na corrida sem ficar parado
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório
  • Fortalece os tendões e articulações, o que ajuda a evitar e se recuperar de lesões
  • Melhora a flexibilidade das pernas e a velocidade
  • Ajuda a espairecer, a relaxar, já que é feita de forma mais leve do que os treinos de corrida

Podemos ver que a bicicleta é uma boa aliada ao seu treino de corrida. Pedalar proporciona além da recuperação muscular, uma melhora cardiorrespiratória e ainda traz um relaxamento corporal e mental. Então corredor, vai ficar de fora dessa? Pedale e melhore o seu rendimento.

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