De passatempo nas horas vagas para escaladores a um dos esportes mais adorados dos últimos anos. Este é o Slackline, mas não pense que é só mais uma modinha, pois a prática vem ganhando cada vez mais espaço entre atletas e pessoas ligadas ao esporte. Praticado em centros urbanos e até escolas, a atividade tem se tornado um estilo de vida.

 

 

 

 

Como surgiu?

O Slackline surgiu em meados dos anos 80, de uma maneira despretensiosa e natural. Foi como uma alternativa aos dias de chuva e momentos vagos que alpinistas, acampados nos campos de Yosemite, nos EUA, resolveram esticar suas cordas de escalada para equilibrar-se e caminhar.

 

Como é praticado?

O Slackline, ou apenas Slack, que em português seria o mesmo que corda folgada, é uma atividade de equilíbrio sobre uma fita presa em dois pontos fixos. Desse modo o praticante poderá caminhar, saltar e até executar manobras, buscando sempre o equilíbrio sobre a fita.

Pode ser praticado ao ar livre, na areia da praia, em parques, sobre a água (em piscina, rios e praias) e, para os mais aventureiros, até sobre penhascos.

Modalidades

 

slackline-TricklineTrickline 

Mais comum entre as práticas de slackline, é praticado a partir de 60cm de altura. O      atleta pode executar saltos e manobras, que exigem extremo equilíbrio e um bom preparo  físico.

 

 

 

 

slackline Longline Longline

Com um nível de dificuldade maior do que o Trickline, estra modalidade é praticada com    fitas a partir de 20 metros de comprimento. Exige um preparo físico ainda maior e  muita resistência muscular, além de bastante concentração.

 

 

slackline HighlineHighline 

Além do preparo físico e muita concentração, agora o atleta precisar ter também muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois o Highline é praticado com alturas superiores a 5 metros. Nesse caso, o controle mental será fundamental, já que o atleta estará exposto ao medo, ansiedade e alta adrenalina.  

 

 

 

 

slackline Waterline Waterline 

Esta é a modalidade de Slackline praticada sobre a água. É possível praticá-la sobre piscinas, rios e praias. Mas tranquila que a anterior, é também mais refrescante      devido ao contato com a água.

 

 

Quem pode praticar?

Este é um esporte democrático, ou seja, todos podem praticar. Apenas recomenda-se que o início seja pelo menos, a partir dos 5 anos de idade. Porém é fundamental que o praticante tenha um bom preparo físico e psicológico.

É comum também, que escaladores, sufistas e skatistas pratiquem o Slackline como forma de treino, já que os movimentos e músculos usados nesses esportes são semelhantes aos usados no slackline.

Benefícios para o corpo e para a mente

Você já deve ter percebido até aqui, que o Slackline não é uma atividade qualquer, mas traz muitos benefícios para quem o pratica. Veja alguns dele:

 ●     Equilíbrio;

●     Concentração;

●     Consciência corporal;

●     Trabalha os membros inferiores;

●     Resistência muscular;

●     Bem-estar físico;

●     Contato com a natureza.

 

O que você precisa para começar?

Não é necessário o uso de muitos equipamentos, apenas um kit Slackline, com fita de nylon e catraca de tensão (gatilho que prende a fita).

 

Manobras

Existem diversas manobras que estão sendo praticadas, aqui iremos apresentar as principais para que você possa se inspirar e começar esse esporte que pode ser tanto como um hobbie, quanto uma atividade de alto rendimento. Veja:

Turn Around – Andando e girando encima da fita

 

Walking Backward – Caminhando para trás

 

Drop Knee – Cair de Joelho

 

Sitting Down – Sentando na fita

Bounce Walk – Saltar andando

 

Surfing – Surfando

 

Backflip – Mortal para trás

 

Apesar de ter surgido na década de 1980, no Brasil o slackline ganhou popularidade apenas em 2010, nas praias do Rio de Janeiro. Mas hoje em dia, é conhecido em todo o país.

Se interessou pelo esporte? Que tal incluir uma nova prática a sua rotina e deixar o seu estilo de vida ainda mais saudável?

 

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