Com a rotina agitada e estressante do dia a dia, acaba sendo um empecilho para a maioria das pessoas fugir do sedentarismo. Mesmo que você não seja um atleta profissional, é possível manter o corpo sempre ativo e ter uma vida mais saudável. Existem várias técnicas simples e bem fáceis de serem aplicadas, até mesmo para quem trabalha a maior parte do tempo sentado.

 

1.     Use o seu intervalo

Se você trabalha o dia todo, o horário do almoço deve ser o momento mais aguardado do dia. Mas além de saciar fome, você pode aproveitar o tempo restante para fazer uma caminhada pela vizinhança, ou dar uma volta pelo prédio. A caminhada não precisa ser longa, 20 minutos já são suficientes.

2.     Exercite-se sem sair do lugar

Ainda sentado na sua cadeira, levante seus pés do chão e permaneça com os joelhos fixos e os músculos contraídos. Esse exercício é conhecido como extensão de pernas. O melhor desse exercício é justamente o fato de que os seus movimentos ficarão todos por baixo da mesa, assim nem os seus colegas nem o seu chefe vão saber o que você está fazendo.

 

 

 alongamento na cadeira

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3.     Escada ou elevador? Eis a questão

É claro que o elevador é a opção mais rápida e até mais confortável, porém subir e descer escada pode parecer sem importância, mas acredite, de pouquinho em pouquinho, no final terá um resultado positivo. Uma pessoa de 75Kg, por exemplo, pode queimar até 10 calorias pelo simples fato de subir e descer alguns degraus.

4.     Abdominal discreto

Calma, não é esse abdominal que você está pensando. Esse exercício é feito na vertical, por exemplo, enquanto você está digitando algum documento, mantenha as costas retas, eleve os joelhos num patamar acima da cadeira e mantenha-os suspensos até “o corpo não aguentar mais”.

 

extensão de pernaas

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 5.     Empurrada as mãos

Este exercício consiste em um simples movimento com as mãos. Primeiro junte-as como se fosse fazer uma prece, depois posicione-as, ainda nesse formato, sobre o colo e force uma contra a outra. Desse modo, você trabalhará seu peitoral, bíceps e tríceps.

6.     Hora de dar uma voltinha pelo escritório

Vai ao banheiro ou na cozinha? Ou está esperando na fila da impressora? Esse é o momento de aproveitar para fazer alguns exercícios de alongamento, como: elevar-se nas pontas dos pés ou levante e abaixe em séries de 30 repetições. Assim, você melhora a circulação e ainda deixa as pernas mais torneadas.

  7.     Aula de laboral com a equipe

Você também pode convidar o pessoal para uma pequena pausa de 15 minutos e fazer alguns exercícios de alongamento. Essa atividade promove benefícios como sensação de disposição e bem-estar, previne doenças, diminui o estresse, depressão, ansiedade e ainda promove a interatividade entre os colegas de trabalho.

 

ginastica laboral

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Passar horas consecutivas na mesma posição, principalmente sentado, aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças, como diabetes, problemas cardíacos entre outros. Por isso, procure fazer uma atividade física, mesmo que seja por alguns minutos.

A falta de tempo não pode mais ser uma desculpa para não se exercitar, pense que cada minuto é importante e pode fazer a diferença no resultado final.

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