Não importa o estilo a música está sempre presente em nossas vidas, seja em casa, no trabalho ou na rua, é como se a nossa vida tivesse uma trilha sonora para cada momento. Afinal quando ouvimos música sentimos uma sensação tão prazerosa que pode até nos deixar mais calmos ou mais animados.

Cientificamente vários estudos já comprovaram os benefícios que ouvir música proporciona ao nosso corpo, desde melhorar o humor e a concentração, reduzir a ansiedade e o estresse, entre outros. Inclusive melhorar o desempenho durante uma atividade física.

Quais os benefícios:

 

Influência da música no organismo.

Influência da música no organismo.

Melhora o desempenho durante a execução do exercício

A pessoa se sente mais confortável durante o exercício, inclusive o     tipo de música pode alterar o fluxo de energia que emprega no treino, ou seja, quanto mais vibrante mais animo para se executar os exercícios com intensidade.

 Aumenta a resistência

Durante uma série difícil ou uma corrida longa ajuda a dar “um gás”, incentivando-o a executar a atividade até o final.

Auxilia na recuperação pós-treino

Após a atividade física o corpo precisa de um tempo para se recurar, ouvir música pode acelerar esse processo, deixando o corpo mais relaxado.

Alivio da dor

A sensação de prazer e o efeito relaxante ajudam a reduzir o efeito da dor de forma significativa.

A prática de exercícios traz inúmeros benefícios à saúde e com o complemento da música você pode multiplicá-los e tornar o seu treino ainda mais prazeroso. Mas não se esqueça de tomar algumas precauções como o som alto, por exemplo, que pode prejudicar a sua audição e o seu treino, no caso de corridas.

Gosta de correr ouvindo música? Conheça quais são os aplicativos ideais para usar durante a corrida e quais cuidados você deve tomar no post que falamos sobre cuidados e aplicativos para correr.