A época mais quente do ano chegou! O calor é ótimo para passear na praia ou pegar uma piscina para se refrescar. Porém, quem gosta de correr pode enfrentar vários problemas pela frente. Além disso, o calor intenso também mexe com o nosso humor e pode nos deixar muito desanimados para praticar qualquer atividade.

Para te ajudar, no post de hoje vamos dar algumas dicas para correr mesmo em dias quentes, pensando sempre na sua saúde e bem-estar.

Horário certo

Correr em horários em que o sol está muito forte pode causar vários problemas para você. Desde problemas de pele até desidratação e vários outros tipos de mal-estar. Procure correr no começo da manhã ou no fim da tarde. Evite ao máximo se exercitar das 10h até as 16h.

Caso você não tenha como fugir desses horários, procure correr em locais mais arborizados, como parques, ou até mesmo na academia.

Proteja-se

Caso você decida correr de dia, é preciso se proteger bem dos raios solares usando e abusando do protetor solar. Além disso, não esqueça dos óculos de sol e de preferência utilize bonés, pois com ele dificilmente o seu suor irá para os olhos, não atrapalhando a sua visão durante a corrida.

Hidrate-se!

Já falamos aqui no blog sobre a importância de estar sempre bem hidratado quando for praticar qualquer atividade física. Em dias quentes suamos muito mais, o que pode causar desidratação. Os sintomas da desidratação são: tontura, cãibras, dor de cabeça, fadiga e falta de coordenação.

Por isso, beba muita água antes, durante e depois da sua corrida. Os isotônicos também são uma boa pedida para se refrescar antes de se exercitar.

Além disso, antes e depois do treino procure ingerir alimentos leves e frescos como frutas, verduras e legumes. Evite coisas muito gordurosas e industrializadas. Uma outra dica é investir em sucos naturais, pois além de refrescantes eles também são muito nutritivos.

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Use roupas leves

A roupa que você está usando interfere bastante na temperatura do seu corpo. Por isso, prefira roupas leves, confortáveis e de cores claras. Roupas escuras tendem a reter mais calor, aumentando o seu desconforto durante a corrida.

Vá com calma!

O calor exige muito mais do nosso corpo do que temperaturas baixas. Sendo assim, em dias com a temperatura alta prefira caminhar mais e correr menos, diminuindo a intensidade dos seus exercícios, pois o esforço excessivo pode acarretar vários problemas mais graves.

Para controlar melhor como o seu corpo está reagindo aos exercícios é sempre bom usar um frequencímetro cardíaco, principalmente para quem tem problemas de pressão arterial ou problemas do coração.

Gostou das nossas dicas? Sabemos que quem realmente gosta de correr não quer ficar parado em nenhuma época do ano. Tem alguma dúvida ou alguma sugestão de post que você queira ler aqui no blog? É só mandar aqui nos comentários.