Fadiga – como evitá-la durante os treinos

Um dos grandes inimigos dos atletas é sem dúvida a fadiga que além do cansaço e a indisposição, pode causar até lesões musculares.Geralmente ocorre com iniciantes em corridas leves ou longas, logo após o início do treino. Mas você não precisa sofrer sempre com a fadiga, alguns métodos podem evitá-la, veja quais são:

 

 

O que é fadiga?

Antes de falarmos de como evitar, é preciso saber o que de fato é e como ocorre a fadiga em nosso corpo. Podemos chamar de fadiga muscular a incapacidade de execução de uma atividade física e o déficit na manutenção da tensão muscular. Isso ocorre quando uma pessoa realiza um esforço muscular muito intenso. Quando isso acontece é normal que a pessoa sinta dores na região do corpo que foi mais exigida durante a atividade, além do cansaço.

O que causa esse efeito?

Quando o corpo está exposto à uma atividade muscular intensa, os músculos estriados esqueléticos precisam de muito mais energia. Essa energia é obtida de duas formas: queima de alimento com o uso de gás oxigênio e queima de alimento sem utilização de oxigênio. Essa fermentação que ocorre no músculo é chamada fermentação láctica, pois gera ácido láctico como produto final.

Segundo especialistas, a fadiga é causada pela falta de vitaminas do complexo B, as que mais interferem no rendimento são as B3 e B2, podendo ser encontradas em grãos integrais e legumes. A vitamina B12 também é importante e pode ser encontrada na carne vermelha, leite e derivados.

 

Como evitar

Para evitar a fadiga e não abandonar o treino pela metade, você pode aderir a alguns hábitos:

imagem reprodução

Imagem Reprodução

  • Alimentação: consuma alimentos como massas, carnes, frutas e verduras;

  • Hidratação: manter o organismo hidratado é fundamental, tanto antes, durante e após o treino;

  • Alongue-se: faça uma seção com 15 a 25 segundos em cada posição antes e depois de cada atividade;

  • Faça treinos regenerativos: após o exercício você pode continuar com uma atividade mais leve, como um pequeno trote em volta da quadra, isso ajudará o corpo a se recuperar e se preparar para outro treino mais pesado.

Uma das dicas mais importantes para evitar a fadiga é; respeite os limites do seu próprio corpo, ou seja, dormir bem, alimentar-se corretamente e treinar de acordo com as suas condições físicas é fundamental para manter o rendimento.

 

Aviso importante

Quando a fadiga não passa, o mais indicado é que você reveja o seu treinamento e até mesmo os seus hábitos de vida. Embora não apresente grandes riscos à saúde, ela pode aumentar os riscos de lesão, diminuir a energia para executar tarefas do dia a dia e deixar o corpo desprotegido contra doenças.

Você poderá gostar também de 7 dicas para fugir do sedentarismo dentro do trabalho.

 

5 alimentos para otimizar a corrida

Alguma vez você se alimentou antes de sair para correr e sentiu o estômago pesar ou aquela sensação de fome bateu muito rápido? É porque a escolha do que comer, quando se é um atleta, faz grande diferença no rendimento. Prova disso é a presença constante de nutricionistas em equipes esportivas, controlando os cardápios para dietas balanceadas.

Esse controle do que comer e no que o alimento vai beneficiar o seu corpo é uma prática bastante importante para todo ser humano, mais ainda para aqueles que levam a atividade física, como a corrida e o ciclismo, como um estilo de vida. Por esse motivo, a Cardiomed fez uma lista com 5 alimentos que ajudam a otimizar os resultados de corredores. Confira:  Continue lendo

Remo: um esporte para todos

https://www.youtube.com/watch?v=HxB-exk768Q

Recomendado para todas as idades e sem restrições de sexo e exigências de preparo físico, salvo em casos de recomendações médicas, o Remo é uma atividade de alta intensidade e de alta resistência, com inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Além de ser um ótimo exercício para praticar no verão, já que você estará em contato direto com a natureza. Continue lendo

3 dicas para cuidar do seu cabelo na corrida

Já falamos aqui no blog, a corrida é uma das atividades mais realizadas pelo brasileiro. As mulheres praticam a corrida por vários motivos, como o emagrecimento e estética, saúde, bem-estar ou até mesmo tudo isso junto. Porém, uma das reclamações e preocupações das mulheres na hora da corrida é com os seus cabelos, que podem ficar danificados quando muito presos e em contato constante com o suor. Para ajudar, no texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre como cuidar dos cabelos quando corremos. Venha conferir!

Continue lendo

Corrida na infância: esporte ou diversão?

Participar de corridas nos finais de semana já virou rotina para muitas famílias. De maneira para não deixar as crianças apenas olhando os adultos disputando suas provas, algumas organizações têm preparado modalidades infantis. Mas afinal, quais os benefícios da corrida na fase da infância? O trabalho educativo a ser feito é grande e deve contemplar duas noções: a de esporte e a de brincadeira.

Continue lendo