Um dos grandes feitos para quem corre e principalmente para quem está começando é conseguir participar da sua primeira maratona. Porém, essa etapa precisa de uma preparação específica, com cuidados antes, durante e depois da prova.

Hoje, vamos dar algumas dicas essenciais para você ir com tudo correr a sua primeira maratona.

Antes

Assim que a maratona vai se aproximando, é necessário diminuir o ritmo de treinos para não sobrecarregar o seu corpo e é claro, evitar que ocorra alguma lesão. Esse período, de três semanas antes da prova, é também conhecido como Polimento.

É importante também rever o percurso, para deixar tudo bem memorizado. Você não quer se perder durante a corrida não é mesmo? Além disso, enquanto revisa o caminho, você aproveita para aprimorar suas estratégias.

No dia, faça uma lista e confira se você não está esquecendo de nada que precisa para a prova. É sempre bom olhar pelo menos duas vezes. Chegue ao local da maratona com antecedência, assim você terá um tempo para se concentrar melhor e focar o seu psicológico na prova.

Quanto a alimentação, não pense em correr em jejum! Comer bem é fundamental, por isso, priorize uma refeição rica em proteínas e carboidratos simples, para dar energia. Não coma alimentos gordurosos e com muita fibra, para não causar algum mal-estar intestinal.

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Durante

É preciso estar muito bem focado durante toda a maratona. Procure manter sempre o ritmo que você usou nos seus treinos. Muito cuidado com os limites do seu corpo, não vá além do que ele possa aguentar. Tenha sempre pensamentos positivos, para te motivar ainda mais a continuar.

Procure se manter muito bem hidratado durante o percurso. Não deixe de pegar a sua água quando passar pelos postos de abastecimento. Aliás, a hidratação é importante antes, durante e depois da sua maratona.

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Depois

Participar de uma maratona é uma grande conquista, então comemore, não importa o tempo que você levou para completá-la.

Nas duas primeiras semanas após a prova, procure descansar e fazer apenas treinos leves, que não exijam muito esforço muscular. Atividades como o ioga é uma ótima opção.

Gostou do nosso tema de hoje? Sabemos que a primeira maratona é um passo muito importante para o corredor. Esperamos ter ajudado ao máximo para que você possa arrasar na sua prova. Lembrando que qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato com a gente, comentando aqui.