Já imaginou o desafio de correr através de um terreno desconhecido – seja no meio de bosques, florestas ou campos gelados, orientando-se apenas por uma bússola e um mapa topográfico para chegar ao ponto de controle no menor tempo possível? Essa é a Corrida de Orientação.

Apesar de pouco conhecido e praticado no Brasil, o esporte surgiu nos países nórdicos em 1850. O objetivo era, na época, poder fazer uma atividade física em contato com a natureza que exigisse a concentração do praticante a ponto de trabalhar o raciocínio e a educação ambiental.

No Brasil, a corrida foi trazida pelos militares na década de 1970, mais especificamente pelo Coronel Tolentino Paz, considerado o pai da Orientação no Brasil. Já no ano de 1971, as primeiras competições começaram a ser planejadas no país. Um pouco mais de uma década depois, o Brasil recebia, em Curitiba, o XVII Campeonato Mundial Militar de Orientação. Mas foi só em 1999 que a Confederação Brasileira de Orientação (CBO) foi fundada.

Por conta do grande incentivo no exército – a Escola de Educação Física do Exército tem o desporto como disciplina obrigatória, os militares são os principais praticantes e representantes brasileiros em campeonatos. O Brasil conta com um campeonato nacional e diversos circuitos regionais. O desporto tem pretensão de se tornar um esporte Olímpico logo.

Regras

shutterstock_10010191

Por mais que a ideia das regras sejam simples, o esporte é exigente e precisa de treinamento na prática. A Corrida de Orientação demanda grande preparo físico, entendimento de mapa topográfico e conhecimento sobre o funcionamento de bússolas.

As regras básicas são três: passar por todos os pontos de orientação na ordem correta, marcar corretamente o cartão de controle e preservar a natureza. Portanto, o corredor precisa interpretar o mapa – que conta com todas as marcações dos pontos de controle e indicações de terreno, seguir pelo melhor caminho e fazer o menor tempo possível.

Esse esporte deve ser praticado com o auxílio e orientação de um profissional qualificado. O que achou desta modalidade? Conte para nós nos comentários.