As boas práticas e disciplina nos treinos levam ao corredor querer experimentar muito mais do que simples corridas de rua. Com as pequenas maratonas e competições, cada vez mais é possível encontrar esportistas treinando para correr em maratonas. Com um ótimo preparo, é possível sim evoluir nos treinos e competir em grande escala.

Uma seleção de um site de viagens elegeu os dez melhores lugares para competir em maratonas. Vale a pena conferir:

1.Maratona Great Wall, Tianjin, China

Para quem gosta de desafiar a potência dos joelhos, essa corrida é a ideal, conhecida por suas subidas e descidas desafiadoras. Só no início são 9 KM de subida e descida, para depois poder apreciar os campos de arroz e aproveitar o “descanso” nas estradas planas.

2. A Última Maratona, Antártica

O nome já diz tudo: este é o último lugar em que um corredor pensaria em competir: vento, temperaturas frequentemente abaixo de zero – isso no verão, quando acontece a competição. Além disso, gêiseres e muita neve. A temperatura fica em torno de -20°C.

3. Marathon du Médoc, Bordeaux, França

Para corredores, é difícil pensar na maratona junto com álcool. No entanto, essa Maratona envolve um percurso repleto de vinícolas. Os organizadores resolveram juntar a cultura local com a corrida. Então, durante a prova existem paradas nas vinícolas, para degustação de vinho.

4. A Maratona Reggae, Negril, Jamaica

Com o slogan “Venha para a corrida, fique para a diversão”, o clima rastafári tem atraído diversos corredores para essa maratona. Os moradores locais recebem e animam os competidores com bastante reggae, sendo que o vencedor ganha o Troféu Bob Marley.

5. The Big Five Maratona, África do Sul

A corrida acontece dentro de uma reserva natural – junto com leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos. Por isso o nome “The Big Five”. Enquanto que visitantes passeiam pela savana protegidos em jipes especiais, todo o circuito da maratona é protegido por guardas, para que os corredores possam competir sem se preocupar com os animais.

6. Gran Maratón Pacífico Mazatlán, México

A cidade de Mazatlán é conhecida por suas praias douradas e cidade movimentada. O clima também atrai os competidores de todo o mundo. O percurso é lindo, seguindo toda a costa e, se a paisagem não for o suficiente, os organizadores garantem um prêmio bastante atrativo: um carro luxuoso no valor de 1 milhão de reais.

7. Maratona do Taj Mahal, Agra, India

Para os maratonistas que não tem medo de suar e de sofrer desidratação (com temperaturas na faixa de 35°C), a India pode ser um bom lugar para competir. A corrida começa na vila rural de Niyamat Pur, então os corredores vão através do interior até alcançar a estrada principal. Nos quilômetros finais é possível avistar o monumento imponente do Taj Mahal.

8. Maratona da Ilha de Páscoa, Chile

A 3600 Km do continente, esta prova é a marca de que existem competidores em todos os lugares. Com seus cartões postais, os moais, os competidores tem de ser convidados apenas – apenas 150 corredores podem participar, em uma rota que vai da cidade de Hanga, até Anakena Beach.

9. Maratona de Veneza, Itália

Apesar de a cidade continuar afundando lentamente nas águas do Mar do Mediterrâneo, os competidores vão continuar correndo nessa maratona única. O inicio da corrida é no interior, com uma paisagem deslumbrante de casas do século XVIII. A parte mais interessante da maratona é quando os competidores passam por pontes através dos canais de Veneza. Para um competidor, o melhor após uma corrida é descansar sentado, o que em Veneza significa um passeio de barco pela cidade.

10. Maratona da Ilha de Whidbey, Oak Harbor, EUA.

Em uma das regiões mais bonitas dos Estados Unidos, os competidores são convidados a correr com vista deslumbrante: montanhas com pico cheio de neve, florestas antigas e a fauna local. Com as estradas fechadas para carros, essa maratona é um escape para quem quer paz e tranquilidade.

 

Maratonas ao redor do mundo