Quando começamos a correr ou já estamos em alto nível, é natural querer melhorar o nosso desempenho. Porém, evoluir na corrida não quer dizer exagerar, muito pelo contrário. Como contamos recentemente aqui no blog, o overtraining, ou seja, o excesso de atividades físicas traz várias consequências para a saúde do atleta.

O texto de hoje é especialmente para que você possa evoluir a sua corrida com segurança, venha conferir!

É preciso ter paciência!

Uma coisa é certa, para ter evolução na sua corrida, é preciso ter muita paciência. Isso porque essa conquista é um trabalho contínuo. Seja para melhorar o seu tempo, ou aumentar a sua distância, é imprescindível ter muita disciplina nos seus treinos. Ele deve ser tratado como um importante compromisso, cumprindo a rotina então estipulada.

O seu corpo vai te ajudar

Gostamos sempre de reforçar nos nossos posts que quando se faz uma atividade física, é necessário ouvir os sinais que o seu corpo dá. No momento da evolução, ele pode te ajudar dizendo quando você pode avançar e quando você chegou no seu limite naquele momento. É importante não forçar seu corpo e não ignorar qualquer dor ou incômodo.

Outra dica é fazer constantes avaliações físicas e ter sempre o acompanhamento de um bom profissional médico.

Valorize seus avanços

A maioria dos corredores, principalmente os competidores, são muito exigentes. Agir assim até pode ter seu lado positivo, mas também há o negativo. É preciso valorizar quando você melhora o seu rendimento, mesmo que possa parecer pouco. Isso é importante, principalmente para que você não desanime, pensando que não está indo a lugar algum.

cardiomed-evolução-na-corrida

Iniciantes

Já para os iniciantes que querem passar da caminha para a corrida, uma dica importante é continuar sempre caminhando e aumentando o seu ritmo aos poucos. O recomendado é inserir a corrida aos poucos, alternando com passadas mais leve.

Com o tempo você vai ver que, para correr, estará fazendo menos esforço e em seguida, pode abandonar a caminhada, caso assim queira.

O que achou das nossas dicas de hoje? Querer melhorar o seu rendimento é sempre muito legal, mas lembre-se, cada um tem o seu limite, respeite sempre o seu! Agora queremos saber, como você faz para evoluir a sua corrida? Deixe o seu comentário aqui.