A primeira pergunta que um personal trainer vai te fazer quando você entrar em uma academia, por exemplo, é “quais são as suas metas?”. O passo primordial para um treinamento eficaz e com resultados progressivos é saber até onde você quer chegar. Seja para tornar-se campeão na maratona da sua cidade, ou conseguir subir a Serra de bicicleta em tempo recorde, a avaliação física deverá ser o primeiro passo

Todo e qualquer treinamento é construído através dos parâmetros fornecidos pelo resultado da avaliação física. Pois é ela quem dá uma noção da condição física do atleta e estipula estimativas de resultados.

A resposta corporal de duas pessoas vai ser diferente para um mesmo treinamento físico. Isso depende de diversos fatores, que vão desde a resistência física, até questões relacionadas à hereditariedade. Alguns desses aspectos são:

  • Idade: Importa tanto a sua idade cronológica, em anos, quanto a idade fisiológica, aquela que mede a maturidade do seu corpo, e a de treinamento.
  • Maturidade emocional: A capacidade em se concentrar em uma prova, saber ganhar e perder, assim como o foco na meta estipulada são elementos que compõem a sua maturidade emocional.
  • Sexo: No universo do esporte, as diferenças físicas e biológicas com relação ao sexo de nascimento são relevantes para o plano de treinamento. Longe de ser algum tipo de sexismo, as divergências são analisadas para proporcionar o melhor desempenho aos atletas.
  • Estilo de vida: Para atletas amadores, é importante entender como funciona a rotina fora da academia ou das corridas. Como, quando, onde pode treinar?
  • Hereditariedade: A composição corporal do ser humano é genética. O fortalecimento ósseo e o ganho de massa muscular pode acontecer mais rápido para algumas pessoas do que para outras.
  • Capacidade física: Não esquecemos da capacidade física não. Muitas vezes, é tida como o fator mais importante, se não o único avaliado. Saber do grau de experiência, equilíbrio, resistência, capacidade aeróbica, técnica e aptidões desenvolvidas é essencial, mas só isso não vai te ajudar a ganhar uma corrida.

Equipamentos

shutterstock_98889854

Ao longo do treinamento, novas avaliações físicas são necessárias para atestar o desenvolvimento. Alguns equipamentos podem contribuir para uma noção básica, com relação ao peso, altura, pressão arterial e rendimento físico.

Parceiros para todas as horas de qualquer personal trainer são os cronômetros e os contadores. Outro equipamento importante é o oxímetro, que mede a quantidade de oxigênio no sangue.

Para uma avaliação física ideal e bem feita é fundamental procurar um especialista. Somente ele poderá dar uma resposta técnica correta para você e seu treinador.