Com o dia a dia corrido e cheio de afazeres, vamos nos esquecendo de muitos pontos da nossa saúde e bem-estar que podem fazer uma diferença enorme no futuro.

Um desses pontos é exatamente a nossa postura, tão negligenciada e esquecida por muitos, mas que, quando bem cuidada, traz benefícios enormes para um envelhecimento saudável e menos problemático, ainda mais nesse momento, onde as dores costumam aparecer com mais facilidade.

Por isso, acompanhe nossas dicas para melhorar sua postura a partir de já e não permitir que nada atrapalhe seu conforto e a saúde do seu corpo no futuro.

Sua posição

Seja para caminhar, correr, sentar, deitar ou até mesmo se abaixar, seu corpo possui uma posição correta que favorece a saúde do seu corpo e não prejudica suas costas.

Comece a se monitorar em cada uma dessas ações e ajustar sua posição para manter a coluna reta e sem esforços inadequados.

Pode parecer um discurso clichê, mas são essas pequenas ações de manutenção da postura que farão com que a saúde do seu corpo se torne um hábito.

Só você, tornando o cuidado com a postura parte da sua rotina poderá melhorar a postura definitivamente e viver com mais conforto e bem-estar.

Confira nossas dicas para levar para seu dia a dia e não se esquecer da saúde da coluna nunca mais:

Dicas para se sentar

  • Evite cruzar suas pernas. Apoie os pés completamente no chão;
  • Apoie completamente suas costas no encosto da cadeira, do sofá ou de onde estiver sentado. Caso ele não exista, mantenha a coluna reta;
  • Se sua rotina obriga você a ficar muito tempo sentado, procure encontrar outras posições para o seu corpo. Levante-se e estique-se regularmente;
  • Ao dirigir, repouse sua cabeça no assento junto ao banco e evite ter que esticar demais seus braços para chegar ao volante e suas pernas para ter acesso aos pedais;
  • Ajuste sua cabeça para não ficar abaixada demais. Para ajustar a visão use os olhos, não a cabeça;
  • Evite sentar-se com carteira ou outros objetos no seu bolso de trás.

Dicas para caminhar

  • Mantenha o corpo ereto sem forçar a coluna. Procure pela posição mais reta e relaxada possível, ao mesmo tempo;
  • Pratique a postura correta em uma parede, encostando calcanhares, bumbum, costas e cabeça. No começo, pode incomodar, mas o hábito vai fazer você se sentir melhor em relação à posição corporal;
  • Mulheres devem evitar o uso excessivo de sapatos muito altos ou muito rasos. O ideal é que a elevação possua entre 2 a 5 centímetros;
  • Seus ombros devem ficar alinhados em uma mesma altura. Evite fazer com que essa linha esteja desequilibrada;
  • Para caminhar, mantenha sempre sua cabeça reta. Para ajustar a visão para cima ou para baixo, use os olhos, não a cabeça;
  • Sempre concentre seu peso nas panturrilhas.

Dicas para se deitar

  • A melhor posição para dormir é a de barriga para cima, que mantém a coluna reta na cama;
  • Evite dormir em lugares que não oferecem conforto para sua coluna, como carros, ônibus e sofás pequenos, por exemplo;
  • Se preferir dormir de lado, coloque uma almofada entre as pernas para melhorar a posição.

Dicas para se abaixar

  • Equilibre sua carga nas mãos;
  • Aproxime a carga para perto do peito. Isso evita que o trabalho seja realizado excessivamente pelas costas;
  • Ao se abaixar, dobre os joelhos e não sua cintura.

Outras dicas

  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Durante o dia, é comum a realização repetitiva de atividades. Alongue-se para evitar as chamadas LERs (lesões por esforço repetitivo);
  • Crie uma relação próxima com o seu médico e relate qualquer tipo de problemas com sua coluna ou postura;
  • Pratique esportes e considere começar uma atividade como o pilates, o ballet e o yoga, por exemplo

Benefícios

Agora que você sabe como pode melhorar sua postura, que tal ficar atento aos seus benefícios também?

  • Melhora o funcionamento dos órgãos como o fígado, coração e pulmões;
  • Melhora a autoestima;
  • Diminui o risco de problemas musculares e ortopédicos;
  • Evita a falta de sono e disposição;
  • Evita deformações na coluna vertebral;
  • Melhora a respiração.

 

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