O outono e a primavera são as duas estações do ano que mais atraem corredores para os parques e ruas das cidades. O clima mais agradável e a vida pulsante da natureza contribuem para a vontade de praticar atividade física. Assim como tudo que envolve o corpo humano, correr requer alguns cuidados, dentre eles, está obter recomendações médicas prévias, fazer alongamentos e não exagerar no treino.

Esses movimentos antes e pós corrida servem para o relaxamento da musculatura. São essenciais para que você comece o exercício já aquecido e evite lesões musculares.

Para te ajudar com os alongamentos, a Cardiomed preparou uma lista com 5 exercícios que trabalham os músculos mais exigidos durante a corrida:

PANTURRILHA

alongamento-para-panturrilha-68-315

A panturrilha é uma das regiões mais exigidas na corrida. Alongá-la é essencial para que os músculos ganhem maior flexibilidade. Três movimentos são recomendados:

1-    Você pode sentar e, com as pernas esticadas, puxar a parte superior da sola do pé com uma toalha, é importante manter o tronco ereto.

2-    Exercício tradicional de puxar a ponta do pé com a perna esticada. Vale lembrar que o tempo indicado para cada movimento é de 20 a 30 segundos.

3-    Com uma perna em frente à outra, dê um grande passo, alinhe o tronco com a perna de trás, deixando o calcanhar levemente erguido do solo. Apoie as mãos em uma superfície vertical e deixe o joelho estendido, empurre o calcanhar na direção do solo.

QUADRÍCEPS

quadri-pronto-check

É a maior musculatura da coxa, em tamanho. Acaba sendo bastante forçada em subidas.

4-    O movimento consiste em você pegar um dos pés com a mão. Contraia o abdômen e puxe a sola do pé em direção do glúteo, até encostar, se possível. Lembre-se de não forçar mais do que o seu limite.

LOMBAR

50i7ph6wbz281vgca4bn58mvw

Esse exercício é importante para aliviar a pressão na lombar. É um pouco complexo e exige atenção.

5-    Deite em um acolchoado com as pernas esticadas, levante um pouco uma das pernas em direção ao tronco, flexione um pouco o joelho e deixe esta perna cair para a lateral em direção a outra. Mantenha os ombros no chão e puxe a perna que está por cima com a mão oposta. Mantenha o outro braço relaxado na linha do ombro com a palma da mão virada para cima.

 

Gostou das nossas dicas de hoje? Qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de escrever para o Blog aqui nos comentários!