A tão sonhada barriga chapada e sarada nunca foi tão desejada: muitas pessoas iniciam dietas, começam a se exercitar, fazer academia, praticar esportes: a lista de possibilidades é enorme.

Porém, alguns hábitos continuam sendo reproduzidos sem muita gente se lembrar que prejudicam totalmente qualquer estratégia para perder peso ou barriga.

Entre os hábitos também podem ser incluídos diversos alimentos que, por causa da sua composição ou outros fatores, aumentam a barriga quando consumimos. Quer descobrir quais são? Confira 7 alimentos que aumentam a barriga e elimine eles do seu dia a dia a partir de agora.

Refrigerante

Lembre-se: todo alimento rico em açúcar que não seja natural pode aumentar a barriga. E com o refrigerante, não é diferente: ele contém muito açúcar e pode realmente inchar você.

Além disso, é um tipo de bebida conhecida por conter gases que causam a distensão do abdômen e são responsáveis não só pela sensação de inchaço, mas pela permanente barriguinha.

O sinal que seu corpo recebe com o pico de insulina causado pelo alto teor de açúcar é o de armazenar o excesso de gordura no local mais conveniente, o que, muitas vezes, é na região do abdômen.

Tome cuidado com os tipos de açúcares que consomem, especialmente os artificiais, que mesmo em produtos chamados light e diet, pode causar inchaços e até mesmo inflamações.

Sorvete

Sim, até mesmo o amado sorvete pode ser inimigo de uma barriga chapada. Isso, também, por causa do alto teor de açúcar contido em sua composição, responsável por causar o mesmo pico de insulina mencionado anteriormente que avisa o cérebro do excesso a ser armazenada na barriga.

E tome ainda mais cuidado com as versões industrializadas do sorvete: além de cheias de açúcar, contém gorduras trans e aromatizantes que não fazem nem um pouco bem para a saúde de maneira geral.

Cachorro-Quente

O cachorro-quente pode aumentar sua barriga por causa de uma simples razão: vários tipos de alimentos agrupados em um só.

Hoje em dia, é muito comum a produção de hot dogs com ainda mais ingredientes e condimentos, o que pode deixar o alimento ainda mais saboroso, porém, prejudicial para qualquer dieta.

Além disso, a carne do cachorro-quente é abarrotada de gordura trans, que pode provocar inflamação, entupir as artérias e aumentar o armazenamento de gordura na região do abdômen.

Isso, sem contar no sódio e no teor calórico do alimento, que também contribui para o aparecimento do inchaço, já que o sódio aciona o corpo a reter água e as calorias, a engordar.

Macarrão, Pães e Bolos

Os alimentos produzidos com farinha branca e refinada são ricos em carboidratos, nutrientes responsáveis por dar energia para o nosso corpo.

Quando essa energia não é gasta durante o dia, o corpo armazena o excesso nos locais adiposos do corpo, como o bumbum, coxas, braços e, claro, barriga.

Por isso, o ideal é regular o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos como as massas em geral, feijão, batata, entre outros.

Frituras

Uma lista com alimentos que aumentam a barriga não poderia deixar as maléficas frituras de fora. Além da gordura que ela ajuda a criar na região da barriga, também pode trazer diversas outras complicações para a saúde, tão debatidas e orientadas pelos médicos.

Por isso, se puder, evite o consumo de frituras ao máximo e, quando necessário, procure por alternativas aos óleos de cozinha e outros condimentos que você usa no dia a dia. Sua barriga e sua saúde agradecem.

Alimentos industrializados

Os alimentos industrializados como salgadinhos, bolachas e embutidos são ricos em sódio, gorduras trans e saturadas.

Como já mencionados anteriormente, esses tipos de “nutrientes” causam muitos problemas para a saúde de quem consome e colabora com vários fatores de risco de doenças, como o colesterol alto e muitas outras.

Não só pela sua barriga, faça um favor à sua saúde e elimine esse tipo de alimento da sua alimentação e da alimentação da sua família.

Bebidas Alcoólicas

O álcool aumenta a permeabilidade da mucosa do intestino, o que ajuda a aumentar o quadro de desequilíbrio da flora intestinal.

Isso causa o famoso inchaço na barriga, que pode vir a ser permanente se não for bem cuidado, especialmente com as cervejas, produzidas com trigo, rico em carboidratos, já mencionados anteriormente.

Dicas

Confira outras dicas para manter uma barriga bonita e saudável:

  • Mastigue bem a comida;
  • Beba bastante água durante o dia;
  • Pratique atividades físicas;
  • Adicione alimentos integrais ricos em fibras nas suas refeições;
  • Evite beber água ou outros líquidos enquanto come;
  • Aumente o consumo de alimentos diuréticos.

 

Conte com a Cardiomed para viver uma vida mais saudável e com muito mais bem-estar.