A prática de se higienizar é muito importante para os seres humanos, independentemente da sua idade. A higiene não se limita em apenas tomar banho e escovar os dentes para evitar o mau hálito. Cuidar do corpo e de sua lua limpeza está diretamente ligado a zelar pela saúde. É importante saber que cada parte do nosso corpo tem características diferentes, as quais necessitam de cuidados específicos, assim, devemos manter sempre limpo, não só o corpo, como as roupas e acessórios que vamos usar bem como os objetos que vamos utilizar.

A história da higiene pessoal

Antigamente, hábitos de higiene pessoal eram totalmente desconhecidos. Esse fato contribuiu relevantemente para os grandes surtos de doenças como a peste negra, ocorrida na Europa entre o Período Medieval e até mesmo para a tuberculose, uma das doenças pulmonares do século XIX e XX.

O Brasil é um país considerado “avançado” quando a questão é higiene. Isso pelo fato de que o clima influenciou nossos banhos diários. Herdamos essa prática de nossos ancestrais indígenas. Entretanto, só a partir do século passado que a importância de se higienizar de maneira correta foi sendo divulgada por cientistas de todo mundo e se fortaleceram pelas grandes empresas de cosméticos que se formavam.

O hábito de higiene pessoal alavancou a partir do avanço tecnológico e a inserção dos banheiros dentro das residências. Antigamente, os dejetos eram descartados em plena rua e preocupações em lavar os cabelos e as mãos não existiam. Hoje em dia, o cenário sofreu uma mutação considerável, tendo em vista que grande parte da população tem acesso à rede de água encanada e esgotos. Além disso, atividades como banhos diários e lavar as mãos se tornaram extremamente comum, melhorando a qualidade e a vida saudável das pessoas.

Higiene Corporal

A higiene corporal é o conjunto de cuidados que devemos ter com nosso corpo. Esses cuidados são essenciais, já que evitam os micróbios e outros seres vivos indesejados, como vermes e bactérias, penetrem no nosso corpo e isso resulte na causa de uma doença. Essa higiene nos deixa dispostos, saudáveis e fortes.

É indispensável para a saúde manter a higiene corporal, assim, é preciso ficar atento a cuidar melhor do seu corpo, afim de evitar males realmente benéficos. Algumas práticas podem servir como recomendações para maternos uma higiene corporal adequada, são elas:

  • Lavar as mãos antes das refeições;
  • Cortar as unhas para evitar contaminações com bactérias;
  • Tomar banho todos os dias;
  • Lavar a cabeça sempre;
  • Escovar os dentes antes de dormir, ao levantar, antes e após as refeições;
  • Beber água filtrada ou fervida;
  • Evitar andar descalço, principalmente nas ruas;
  • Lavar bem os alimentos como frutas, verduras e legumes antes do consumo;
  • Utilizar roupas e acessórios corporais sempre limpos;
  • Cuidar da higiene intima;
  • Sempre dar descarga após o uso do sanitário.

Em relação ao banho, é importante e estarmos ciente de que após alguma atividade física ou depois de um dia corrido, com muitas tarefas, deve-se fazer adequadamente uma limpeza ao corpo, removendo a sujeira e os microrganismos que durante a atividade física, tenham se instalado no corpo, assegurando assim a limpeza da pele.

Tomar banho diariamente é indispensável para a saúde do corpo. O banho de ducha é o mais econômico, o mais prático e o mais higiênico. Logo após a pratica do banho, é importante verificar se os espaços entre os dedos estão secos e limpos.

Outra parte do corpo que deve estar constantemente limpa são as mãos. Elas devem ser lavadas antes e após ir ao banheiro e antes de mexer com alimentos e cozinhar, pois, as mãos são utilizadas praticamente o tempo todo, correndo o risco de passar micróbios para o alimento, caso não estejam devidamente limpas.  Além disso, as unhas também são de suma importância, elas devem estar sempre limpas e cortadas e deve ser evitado de coloca-las na boca e roê-las, porque as mesmas podem conter bactérias.

Os cabelos também devem estar devidamente limpos, lavados e penteados, além de terem que ser cortado regulamente. Eles acumulam poeiras e gorduras que precisam ser eliminadas e devem ser lavado no mínimo duas vezes por semana.

A higiene é extremamente importante para as pessoas, essa prática deve ser estimulada desde pequeno, para que as crianças se acostumem com elas e não tenham problemas depois de adultos. Lembre-se: se higienizar é preservar sua saúde, portanto, mantenha essa atividade sempre em dia.