Uma dieta rica em fibras traz inúmeros benefícios para a saúde, agindo diretamente no intestino e melhorando o seu funcionamento. Não só para o intestino, as fibras auxiliam no controle de peso e ajudam a prevenir doenças relacionadas ao coração, confira:

Alimentos que contém fibras

Por que uma dieta rica em fibras é importante?

O bom funcionamento do intestino é essencial para a saúde e também para o bem-estar. O corpo humano não possui enzimas capaz de digerir as fibras, sendo assim é ideal para as pessoas que possuem problemas com constipação. Quando ingerias em grandes quantidades, causam sensação de saciedade e evitam o consumo exagerado de alimentas nas refeições.

O valor indicado diário indicado para o consumo de fibras é de 25g a 35g, alinhando com bastante líquido, de preferência água, auxilia na formação do bolo fecal e previne problemas no intestino como prisão de ventre, enfermidades no cólon, colesterol alto, hipoglicemia e outras.

As fibras, que apesar de não serem digeridas como os carboidratos e proteínas, também são consideradas nutrientes. As principais fontes de fibras estão na composição de alimentos como: Feijão, leguminosas, cascas de frutas, cereais e poupa de frutas. Elas são divididas em dois grupos, sendo eles solúvel e insolúvel.

Qual a diferença entre fibras solúveis e insolúveis?

Alimentos ricos em fibras

As fibras estão em dois grupos, as solúveis e as insolúveis, é necessário compreender essas definições para entender melhor o funcionamento destes nutrientes e como eles agem no organismo do corpo humano.

Fibras solúveis: As fibras solúveis se diluem na água e formam um gel, incrementando a viscosidade dos alimentos e causando a sensação de saciedade, o que ajuda na perda de peso por reduzir e evitar exagerar nos alimentos durante as refeições. A mistura das fibras no estômago impede a absorção de glicose e lipídios. Além de auxiliar no controle do colesterol e prevenir doenças no cólon, uma dieta rica em fibras é essencial para quem sofre de diabetes, já que o ‘’gel’’ formado pelas fibras e água impede a absorção da glicose, evita que essas substâncias cheguem totalmente ao sangue, combatendo os picos de glicose alta nos diabéticos. Confira uma lista com quais alimentos são ricos em fibras solúveis:

  • Grãos
  • Frutas
  • Vegetais
  • Grãos leguminosos
  • Sementes de linho

Fibras insolúveis: As fibras insolúveis, diferente das solúveis, não formam um gel ao entrar em contato com a água, elas simplesmente não interagem e passam pelo trato gastrointestinal de forma intacta. Seu principal benefício é o aumento do bolo fecal e diminuem a fermentação no cólon distal. Esse tipo de fibra aumenta a absorção de água e torna o processo do trânsito intestinal muito mais rápido, auxiliando pessoas que possuem problemas de constipação e prevenindo a prisão de ventre. Outro benefício é que as fibras insolúveis retêm substâncias tóxicas de maneira natural, garantindo o bom funcionamento do trato intestinal. Veja uma lista com os principais alimentos ricos em fibras não solúveis.

  • Farelo de trigo
  • Pão integral
  • Cascas de frutas
  • Cereais
  • Feijão
  • Milho
  • Abóbora

Benefício de uma dieta de fibras contra problemas de saúde

Fibras Solúveis e Insolúveis

Uma dieta rica em fibras não auxilia apenas o bom funcionamento do intestino, mas age também contra diversas doenças.

Prisão de ventre: Pessoas que vão ao banheiro menos de três vezes por semanas podem se considerar com problemas de constipação. As causas são diversas, mas todo tratamento possui um fator em comum, uma dieta rica em fibras, acompanhada de exercícios físicos para combater o sedentarismo. Fibras insolúveis junto de bastante água resulta em um intestino saudável e melhora o bolo fecal.

Colesterol alto: Ingerir alimentos que possuem fibras solúveis ajuda a controlar as moléculas de gordura presentes no intestino, auxiliando no controle do colesterol ruim por meio da absorção do mesmo. Já as fibras insolúveis, através da sensação de saciedade, diminuem o consumo de alimentos com gordura de origem animal

Hipoglicemia: Alimentos como pão e macarrão são ricos em carboidratos, estes carboidratos são convertidos por enzimas em glicose, devido a esse processo o organismo do corpo humano produz insulina para nivelar a glicose no sangue, quando a glicose é absorvida rapidamente e a produção de insulina aumenta, é causada a hipoglicemia. Já os alimentos que possuem carboidratos ricos em fibras causam uma absorção da glicose de maneira mais lenta e gradativa, evitando a hipoglicemia, que causa tonturas, enjoo e vomito.

Obesidade: Quanto mais rápida a absorção de açucares pelo corpo, maior a fome. Mesmo que você tenha feito uma refeição extremamente completa, se o corpo absorver os açucares rápido demais, a fome continuará em seguida. Pessoas que fazem lanches doces após a refeição tendem a continuar com fome e consumir muitas calorias. A dieta rica em fibras, auxiliando no processo de absorção da glicose de forma mais lenta, evita a fome e consequentemente a obesidade.

Mude seu cardápio

cardápio rico em fibras

Uma dieta rica em fibras traz inúmero benefício para o seu corpo, combatendo doenças e deixando a sua alimentação mais saudável, mude agora o seu cardápio e veja a diferença. Se você achou este artigo útil, confira o nosso post sobre como ter uma alimentação intuitiva além do corpo.