Vitaminas são essenciais para o melhor funcionamento do nosso corpo, e dentre várias, a vitamina A é essencial para nosso desenvolvimento, porém por ser algo que não é fabricado pelo nosso organismo, devemos buscar alimentos em que ela se encontra presente.

Por ser uma vitamina antioxidante ela resulta em diversos benefícios, como combate a acne, previne doenças infecciosas, auxilia no crescimento, protege a córnea e ainda inibe a carcinogênese, ou seja, a formação do câncer.

Onde podemos encontrar a Vitamina A?

A Vitamina A pode estar presente em duas formas de alimentos, sendo eles de origem vegetal, como a cenoura, manga, tomate, cujo são boas fontes por conter carotenoides, uma substância que no organismo é transformada em Vitamina A. Ou alimentos de origem animal, como no óleo de peixe, fígado, ovo, entre mais alguns.

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Alimentos de origem vegetal e seus benefícios:

  • Mamão Papaia: Oferece um terço da Vitamina A aconselhada para o dia a dia;
  • Abóbora: A Vitamina A que contêm é recomendada para o cuidado da pele;
  • Damasco: Um poderoso antioxidante;
  • Cenoura: Auxilia na melhora da visão, reduz o risco de câncer e retarda o envelhecimento;
  • Brócolis: Recomendado para o sistema imunológico;
  • Espinafre: Uma xícara de espinafre apresenta a quantidade que uma pessoa necessita por dia;
  • Pêssego: A fruta mais rica em Vitamina A, possui a função antioxidante.

Alimentos de origem animal e seus benefícios:

  • Fígado de boi: Recomendado para o sistema imunológico;
  • Queijo: O queijo Minas e o queijo Prato são os que mais disponibilizam da Vitamina A;
  • Ovo: Um dos mais nutritivos, a Vitamina A pode ser encontrada na gema.

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Importância da Vitamina A em nossas vidas

A Vitamina A é muito importante para nosso desenvolvimento, e deve estar presente em nosso organismo ao longo da vida. A ausência da vitamina pode acontecer pela falta de alimentos na dieta pessoal, e isso ao longo do tempo pode acarretar sérios problemas, como a diminuição da visão noturna ou com pouca luz, conhecida como Cegueira Noturna. A pele acaba se tornando ressecada, infecções são mais propensas a acontecerem, e é por isso que devemos manter um mínimo de Vitamina A em nosso corpo.

Nem mais, nem menos

A Vitamina A deve ser equilibrada em nosso organismo, assim como sua falta causa malefícios, seu excesso também. Nosso corpo necessita de uma dose diária de Vitamina A, cuja é facilmente alcançada com uma alimentação diversificada, porém muitas pessoas acabam usando suplementos vitamínicos sem uma orientação médica ou do nutricionista, o que causa alguns problemas, como: dores de cabeça, cansaço, visão turva, sonolência, náuseas, perda do apetite, coceira ou descamação da pele e queda de cabelo. Sendo assim, procure sempre manter uma dieta saudável, ou uma recomendação médica.

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Dose diária recomendada de Vitamina A

A partir do momento em que nascemos e até o longo da vida, nosso organismo precisará da Vitamina A, e por isso é aconselhado uma dose mínima por dia, confira:

  • Bebês de 0 a 6 meses: 400mcg/dia;
  • Bebês de 6 a 12 meses: 500mcg/dia;
  • Crianças de 1 a 3 anos: 300mcg/dia;
  • Crianças de 4 a 8 anos: 400mcg/dia;
  • Crianças de 9 a 13 anos: 600mcg/dia;
  • Homens a partir de 14 anos: 900mcg/dia;
  • Mulher a partir de 14 anos: 700mcg/dia;
  • Gestantes: 750 a 770mcg/dia;
  • Lactentes: 1200 a 1300mcg/dia.

Lembrando que essas são quantidades mínimas a serem ingeridas durante o dia para o bom funcionamento do organismo. Uma alimentação diversificada é suficiente para atingir uma dose diária de Vitamina A, por isso é recomendado não usar suplementos vitamínicos sem antes uma recomendação médica, pois a vitamina A quando em excesso também traz prejuízos à saúde.