Amada por atletas de alta performance e até por quem está começando a vida de exercícios, a batata doce está no topo da lista entre de alimentos de quem pratica atividade física com frequência. Se você quer potencializar o seu treino ou simplesmente emagrecer, ela é o aliado perfeito. Vejamos então, como e porque esse carboidrato ajuda tanto a vida de quem malha.

 

Principais características da batata doce

  • Possui baixo índice glicêmico: por isso sua absorção é mais lenta, tornando a liberação da glicose no sangue gradual, assim aumentando a sensação de saciedade;
  • Excelente fornecedor de energia: pois é rica em fibras, vitaminas A,C e E, potássio, fósforo, cálcio e ainda é fonte de ferro;
  • Em pequenas quantidades ajuda a perder peso: diminuindo a fome;
  • Auxilia no ganho de massa muscular;
  • Auxilia na queima de gordura;
  • Atua na prevenção de doenças;
  • Poucas calorias.

Benefícios para a saúde

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Antioxidante e anti-inflamatório:

Com grande concentração de vitaminas C e B6, beta-criptoxantina, manganês, auxilia o organismo na cura de inflamações como artrite e reumatoide, além da vitamina A que é antioxidante;

Ajuda nos cuidados gastrointestinais:

Com propriedades anti-inflamatórias, vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, beta-caroteno e cálcio, ajuda no tratamento de úlceras. Suas fibras ainda ajudam a prevenir a prisão de ventre e acidez no estômago.

  • Auxilia no controle do diabetes;
  • Ajuda a estabilizar e reduzir o açúcar no sangue; 
  • Fortalece o sistema imunológico.

Dicas de consumo da batata doce

O ideal é que ela seja consumida cozida e com casca, para obtermos todos os benefícios do alimento. Porém, ela também pode ser assada ou grelhada.

Uma porção com 100 gramas de batata doce rende os seguintes índices de carboidrato:

Cozida – 125,1 calorias

Assada – 143,4 calorias

Frita – 368 calorias

 

Quando comer batata doce

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Este é um alimento muito versátil, e pode ser consumido de várias maneiras, tanto no pré e pós-treino, quanto em simples refeições como café da manhã, substituindo o pão, por exemplo. Você também pode usá-la no acompanhamento de outros pratos, como carnes e peixes, ou em receitas de bolos, tortas entre outros.Apesar de ajudar a emagrecer, a batata doce é um carboidrato e se consumida em excesso pode atuar no ganho de peso.

Citamos apenas os principais benefícios desse tubérculo e já podemos ver o quão importante ele é para a nossa saúde e, porque se tornou tão popular entre os atletas.

 

 

Se você pretende iniciar uma vida mais saudável, saiba que além de uma rotina regular de treinos, a alimentação também precisa ser equilibrada, o consumo de outros alimentos, como frutas, legumes, verduras e carnes também é importante. Uma alimentação variada pode potencializar ainda mais os seus treinamentos.

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