Com a chegada do mês de dezembro e as festas de fim de ano se aproximando, fica difícil manter uma rotina saudável, não é mesmo? Esta é uma época em que os alimentos mais gostosos aparecem, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta, além das mudanças nos horários do sono. Porém essas mudanças bruscas na rotina podem não fazem muito bem ao nosso organismo, os excessos e a falta ou redução de atividade física podem deixar o corpo mais vulnerável, prejudicando o bom funcionamento do organismo.

Evitar certos alimentos ou reduzir a quantidade?

 

ceia de natal

 

Certamente não é fácil resistir a uma mesa farta, rabanada, panetone, peru, leitão e tudo mais que uma festa de fim de ano deve ter. Mas deve-se tomar cuidado ao consumir esses pratos, já que a maioria é muito calórico. Alguns alimentos podem até ser substituídos por outros mais leves e mais saudáveis.

Tradicional em muitas famílias, o peru é a opção mais saudável entre as carnes, por exemplo, 3 fatias e meia de peru (100g) possuem apenas 93 calorias. Outras opções podem ser carnes como o pernil e o tender que, em 4 fatias (100g) possui entre 130  e 196 calorias cada. Além disso, ambos podem ser acompanhados de uma boa salada verde de legumes variados.

Mas não é só o prato principal que deve ser levado em conta, as sobremesas também merecem uma atenção especial, pois normalmente contêm ingredientes muito gordurosos, além do excesso de açúcar. Nesse caso, elas podem ser substituídas por sobremesas à base de frutas. Contudo, em outros casos ao invés de substituir, consuma porções menores.

 

Principais erros

 

As férias de fim de ano são sem dúvida o momento mais aguardado da maioria das pessoas, ter um período do ano só para recuperar as energias e fugir da rotina cansativa do dia a dia é mais que merecido. O problema é que é justamente nesse momento que exageramos e logo vem o descuido com a saúde. Veja abaixo algumas atitudes que devem ser evitadas:

  • Má alimentação – Como as férias coincidem com o verão, é importante consumir alimentos leves e frescos. Se conservados inadequadamente e manipulados de forma incorreta, causam a proliferação de bactérias, assim provocando desidratação, diarreia, vômito e febre.

  • Falta de hidratação – Quanto mais tempo exposto ao sol somado a ingestão de bebidas alcoólicas, o corpo necessita de uma quantidade de água muito maior.

  • Excesso de álcool – Champanhe, caipirinha, chope, cerveja. Em datas comemorativas elas estão lá marcando presença, mas é claro que o excesso nunca é uma boa opção. O excesso pode causar desidratação, como perda da percepção de realidade. Para isso, o ideal é não só evitar o excesso como intercalar bebendo água, água de coco e suco de frutas, pois possuem vitamina C e potássio, assim repondo os minerais.

 

Além da sombra e água fresca

 

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Se você já estava se exercitando ao longo do ano, continue, mesmo que de forma reduzida, pois a falta de continuidade pode atrapalhar. Siga com os treinos aos poucos, parar bruscamente para repor após as férias pode sobrecarregar o corpo.

Agora se você passou o ano praticando o sedentarismo, saiba que o corpo não estará preparado para uma rotina intensa de exercícios, por isso comece devagar e claro, sob a orientação de um profissional.

Com a nova rotina aproveite para realizar atividades que gosta, além disso o período de férias é ideal para fazer atividades em grupo, principalmente amigos e familiares.

Praticar uma atividade física na época de festas, mesmo que moderadamente já vale a pena, “pouco é melhor do que nada”. Agora é prestar atenção na alimentação e curtir as férias de fim de ano.
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