É necessário cuidar de cada parte do nosso corpo, inclusive da circulação sanguínea. Problemas derivados de uma má circulação podem afetar o seu dia-a-dia e reduzir a sua qualidade de vida. Confira algumas dicas de como melhorar a circulação do sangue.

O que é má circulação?

A má circulação sanguínea está diretamente relacionada com a dificuldade do sangue em passar pelas veias e artérias, o que resulta no inchaço de algumas partes do corpo, como as mãos e os pés. As causas podem ser várias, ficar muito tempo de pé, cruzar ar pernas ou até mesmo questões hereditárias.

Muitas pessoas sofrem deste problema e nem imaginam, veja uma lista com alguns dos sintomas e descubra se você possui problemas de circulação sanguínea:

  • Dor nas pernas e mãos
  • Mãos e pernas mais frias que o normal
  • Formigamento
  • Pele seca
  • Varizes
  • Cansaço
  • Sensação de peso

A falta de atividades físicas e uma alimentação ruim podem agravar o problema e desencadear sintomas mais sérios, o ideal é seguir uma dieta balanceada e exercitar-se diariamente. O principal meio de combater a má circulação é por meio de alimentos saudáveis que afetam diretamente o funcionamento da movimentação do sangue no corpo.

Por que é importante combater a má circulação?

combater má circulaçao

A maioria das pessoas da pouca importância para os problemas relacionados a circulação do sangue devido ao fato de que no primeiro momento, as consequências são apenas um leve incômodo. No entanto, se não for tratada por meio de exercícios e uma alimentação balanceada, irá resultar em problemas mais graves.

O fluxo sanguíneo é afetado pelo coração, ou seja, este órgão deve estar em total funcionamento para garantir a circulação do sangue para as demais partes do nosso corpo. Os principais alimentos que agem para combater a má circulação trazem benefícios para o coração. Além de combater os problemas de circulação, você estará melhorando o seu organismo.

Ingerir pouco colesterol, pouca gordura e bastante antioxidantes é o ideal para garantir um fluxo sanguíneo eficiente. O sangue é responsável pelo transporte de diversas substâncias dentro do corpo humano, sendo elas nutrientes, oxigênio, minerais e vitaminas. Não cuidar desse processo irá gerar problemas futuros e causará incômodo.

Alimentos que ajudam a melhorar a circulação

alimentos para má circulação

Existem alimentos específicos que se adicionados à sua alimentação ajudam a combater a má circulação sanguínea e suas consequências:

  • Vitamina C: A vitamina C auxilia no processo de diluição do sangue e evita que a circulação fique fraca. Uma ótima dica é consumir diariamente uma cera quantidade de laranjas, entre ou após as refeições.
  • Alho e cebola: O alho e a cebola ajudam a reduzir a formação de trombos e coágulos, que resultam na obstrução dos vasos sanguíneos e prejudicam o fluxo de sangue no corpo. Estes ingredientes podem ser utilizados em quase todas as refeições e trazem inúmeros benefícios para o corpo e para a circulação.
  • Melancia: As melancias possuem em sua composição o Licopeno, um antioxidante que ajuda a melhorar a circulação do sangue. O tomate também possui esta substância, ela dá esse aspecto avermelhado aos alimentos.
  • Chocolate amargo: O chocolate amargo possui flavonoides naturais, estas substâncias auxiliam no processo do fluxo sanguíneo. Consumir diariamente uma pequena quantia de chocolate amargo traz vários benefícios para o corpo humano
  • Ômega 3: O ômega traz age diretamente no coração, consequentemente melhora o fluxo sanguíneo. Esta substância está principalmente presente em peixes. O ideal é consumir pelo menos uma vez por semana alimentos que contenham ômega 3 para surtir efeito no sistema cardiovascular.

Exercícios para melhorar a circulação

exercício para má circulação

Apesar de uma alimentação saudável ser extremamente importante para combater os problemas relacionados a má circulação, é necessário também realizar atividades físicas. Existem alguns exercícios básicos que você pode fazer diariamente para evitar os problemas de fluxo sanguíneo:

Movimente as pernas e os pés: Caminhe um pouco pela casa, faça a circulação do sangue fluir. Movimento os dedos dos pés como se estivesse abrindo e fechando. Levante o calcanhar e pise novamente no chão, quanto maior for a movimentação dos dedos do pé e da panturrilha melhor para o fluxo sanguíneo. Realizando esses simples exercícios que estimulam o corpo, você estará evitando as indesejadas varizes e marcas.

Movimentos os braços e as mãos: Alongue seus braços, mãos e dedos com frequência. Estes movimentos farão com o que o seu corpo exija um maior desempenho da circulação sanguínea e combaterão os sintomas como formigamento, mãos geladas e inchaço. Um simples abrir e apertar de mão já faz uma grande diferença.

Estes são alguns exercícios simples que você pode seguir, mas claro, o ideal é praticar exercícios físicos com bastante frequência e fugir do sedentarismo, uma das maiores causas da má circulação sanguínea.

Cuide do seu corpo

cuidados com o corpo

Não só para um bom funcionamento do fluxo sanguíneo, ter uma boa alimentação e praticar regularmente atividades físicas traz inúmeros benefícios para o seu corpo e mente. Siga estas dicas e combata a má circulação. Se você gostou deste artigo, confira nosso post sobre como combater um dos grandes problemas gerados pela falta de cuidado com a circulação sanguínea.