Que praticar atividade física é ótimo para a saúde do corpo e da mente, não há dúvidas.

Sabemos que muitas vezes queremos melhorar nosso desempenho na corrida, principalmente em época de provas. Porém, como tudo na vida, se feito de forma exagerada, os exercícios podem trazer alguns malefícios para você.

No texto de hoje, vamos trazer o que pode acontecer quando há excesso na prática de atividades, principalmente na corrida.

Overtraining

Caracterizado pelo excesso, overtraining ocorre com atletas que se exercitam ultrapassando os limites do seu corpo e também com os que não respeitam as horas de descanso necessárias para que o seu corpo se recupere devidamente.

Entendemos que você queria dar o seu máximo para melhorar o desempenho durante uma corrida, mas não é exagerando que esse objetivo será alcançado, pelo contrário. O overtraining faz com que você tenha uma queda de resistência e rendimento. O seu sistema imunológico também fica mais debilitado, deixando seu corpo vulnerável para doenças como gripes, resfriados e herpes viral. O excesso também pode acarretar diversas lesões, já que o seu corpo não tem descanso e outros problemas psicológicos como insônia, alterações de humor e até mesmo depressão, além de problemas no coração.

Descansar é preciso

Quando corremos, há um desgaste natural do nosso corpo. Por isso é importante garantir a sua recuperação e intercalar os treinos, principalmente os de grande intensidade, quando está se preparando para uma competição mais extensa, que exige mais de você.

Gostamos sempre de insistir aqui no blog,o descanso, o chamado day-off é fundamental para o bom rendimento do atleta. Caso você não queira ficar parado, opte por atividades que não forçam muito os mesmos músculos que a corrida. Faça exercícios de pouco impacto, como a natação. Ter uma boa noite de sono também é imprescindível.

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Seu corpo, seu limite

Não existe uma fórmula exata para saber quando se está exagerando ou não na corrida. Nesse caso, a melhor maneira é prestar atenção nos sinais que o seu corpo te passa, para conhecer os seus limites. Por mais que você queira melhorar o seu desempenho, não tente ignorar e ultrapassar de uma vez os limites do seu corpo. Isso deve ser feito com calma, com treinos a longo prazo. Querer resultados de um dia para outro só irá te trazer mais problemas.

Caso você seja iniciante e tenha dificuldades para reconhecer até onde pode ir, comece com o ritmo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 30 minutos de atividade física leve (caminhada) e moderada (natação, corrida) em pelo menos cinco dias da semana.

Agora queremos saber, você exagera nos treinos? Quais cuidados toma para que não ocorra o overtrainig? Vale ressaltar que ao praticar corrida é sempre importante ter o acompanhamento médico e de um profissional de Educação física.