O Mundo Fitness está sempre repleto de novidades. A maioria das técnicas e equipamentos surgem em países como os Estados Unidos e outros países da Europa. Só depois são importados para o Brasil por profissionais de educação física ou até mesmo empresários e investidores deste mercado.

Uma novidade que está sendo cada vez mais utilizada por atletas amadores e profissionais brasileiros são os exercícios feitos com Foam Roller. Resumidamente, o aparelho propõe o alongamento completo do corpo através de uma técnica de automassagem, conhecida como “auto liberação miofascial”.

No texto de hoje vamos falar sobre este acessório e como o seu treino pode trazer muitos benefícios para o corpo, otimizando o seu desempenho na corrida e em outras modalidades. Venha conferir!

O que é o Foam Roller?

O Foam Roller é um aparelho que consiste em um pequeno rolo de alta resistência e durabilidade, feito em polipropileno. Ele é utilizado antes e depois dos seus treinos de rotina, para alongar de uma maneira dinâmica e funcional. Os exercícios realizados são conhecidos como auto liberação miofascial, uma técnica de automassagem ótima para liberar os músculos sobrecarregados do corpo.

Benefícios

O Foam Roller caiu no gosto dos atletas por ser um recurso excelente para evitar lesões, uma grande preocupação para quem pratica atividades intensas e de alto impacto. Confira com mais detalhes os principais benefícios deste acessório e seus exercícios:

os-beneficios-do-foam-roller

Evita lesões

Os exercícios de rolamento com o Foam Roller fazem com que sejam eliminados os “pontos gatilho”, pequenos nós que estão presentes na fáscia muscular (tecido conjuntivo que importa os músculos). Com o fim destes nós, os músculos ficam mais fortes e resistentes a lesões.

Para ter um fortalecimento muscular eficiente é imprescindível fazer este treino antes e depois de começar suas atividades físicas, para uma preparação efetiva do seu corpo.

Flexibilidade

Com o Foam Roller, você alonga o seu corpo por completo e de forma igual, o que melhora a sua flexibilidade e aumenta a amplitude dos seus movimentos.

Gorduras localizadas

Apesar de não ser o seu objetivo principal, os exercícios de rolamento podem ser grandes aliados para quem quer definir o abdômen e eliminar as tão temíveis gorduras localizadas. Para isso, foque em exercícios nesta região e é claro, alie com uma alimentação balanceada.

Caso você pratique atividades muito repetitivas e esteja sentindo dores pelo corpo, o alongamento com Foam Roller é uma ótima opção para diminuir a sua tensão muscular. Agora queremos saber a sua opinião, o que você achou dessa técnica de automassagem? Conte-nos aqui nos comentários.