Com a chegada do frio, o abuso dos banhos quentes, a diminuição no consumo de líquidos e as temperaturas baixas propiciam a desidratação da pele e do organismo. Ainda que haja menos perda de líquidos pelo nosso corpo, devido à diminuição da transpiração nas temporadas mais frias, ainda há necessidade de ingestão de líquidos para manter o corpo hidratado.

Beber, ao menos, 2 litros de água por dia auxilia no bom funcionamento do organismo como um todo. Além dos órgãos e sistemas internos, a hidratação adequada favorece também a melhora na aparência da pele, evitando descamações e rachaduras que são bastante comuns nessas épocas mais geladas. 

Sua pele mais bonita no inverno:

1-      Ingira líquidos: aproveite essa época fria a aposte em chás! Além de esquentarem, muitos deles auxiliam em funções emocionais e biológicas. Sendo calmantes, digestivos ou ajudando a deixar você mais animada e desperta.

2-      Coloque frutas e saladas no cardápio: as frutas e folhas são opções ricas em líquidos e podem ser agregadas ao cardápio de modo fácil. Além de serem ricas em minerais, vitaminas e ótimas fontes de nutrientes, as frutas ajudam a saciar a fome e equilibram a ingestão de nutrientes nessa época em que a tendência é consumir alimentos mais calóricos e gordurosos.

3-      Aposte em cremes e óleos de banho: as temperaturas baixas deixam a pele mais sensível e fina. A ocorrência de machucados e descamações é bem mais frequente e a cicatrização tende a demorar mais. Os cremes e óleos de banho são produtos que hidratam a camada externa de epiderme e, preferencialmente, use após o banho. A água quente auxilia na abertura dos poros e penetração e absorção dos produtos.

4-      Evite banhos quentes: apesar de tentador, os banhos muito quentes ressecam a pele e favorecem a descamação. Com a perda da hidratação natural, a epiderme vai ficando mais fina e susceptível a lesões e até doenças causadas por bactérias e vírus.

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A Hidratação nas atividades físicas:

Correr, nadar, pedalar e suar demandam mais cuidados com a hidratação! Para os praticantes de exercícios físicos, manter os níveis de água do organismo equilibrados tem relação direta no desempenho. Ao equilibrar a temperatura e hidratação corporal, você garante uma boa resposta biológica na atividade física e evita o desgaste do sistema biológico. No inverno é fundamental ficar atento ao consumo de líquido durante as atividades já que os sinais de desidratação demoram mais para ocorrer, desgastando o organismo e prejudicando seu rendimento esportivo.