Prevenção de rugas

Grande parte das mulheres possui uma grande preocupação na passagem dos anos: o aparecimento de rugas. Esse é um dos grandes motivos de se existirem tantas clínicas que trabalham intensamente para realizar o tratamento disso e promover um melhoramento estético na pele das mulheres.

Fato é que poucas pessoas conhecem métodos eficazes de prevenção do aparecimento das temidas rugas. Além de realizar essa ação, essas simples dicas aumentam a saúde do corpo e entregam uma vida mais saudável e tranquila. Mas, antes de saber quais são esses tratamentos, precisamos entender um pouco sobre o que e como são formadas essas rugas.

O que é uma ruga?

o-que-e-uma-ruga

As rugas são linhas faciais de expressão que aparecem pelo nosso corpo, principalmente no rosto. Essas linhas são causadas pelo constante movimento dos nossos músculos ao longo dos anos, que dobram a pele de forma forte. O corpo acaba por se acostumar com essa musculatura e vai criando camadas maiores de pele que formam as temidas linhas faciais, que começam a manchar a pele devido a ações dos raios solares, tornando-se definitivas e podendo oferecer diferenças grandes na pele, como a própria pigmentação.

As rugas começam a aparecer conforme as marcas do envelhecimento parecem. Junto das rugas, o processo todo pode trazer outras alterações para a pele, como as alterações na cor da pele na face que deixam manchas, algumas mais claras (chamadas leucodermias), outras mais escuras (denominadas melanosese). Existem também aquelas marcas marrons com uma textura mais rugosa (queratoses), que se tratam de tumores pequenos e benignos.

Como são formadas as rugas?

como-sao-formadas-rugas

Ao envelhecer, nós perdemos muitos elementos do tecido que são responsáveis pela elasticidade da pele. Esse fator se une ao aumento da utilização dos músculos faciais, que vão esticando certos pontos do rosto e eles não conseguem voltar à forma anterior, criando linhas e vasos que ficam com colorações e texturas diferentes do restante da pele devido à camada que fica por cima. Por esse motivo, as rugas podem ser criadas pelos movimentos naturais do cotidiano, como as expressões, e por fatores externos, como a exposição ao sol e poluição exagerada das cidades grandes.

Outros fatores que podem auxiliar no desenvolvimento das rugas é o estilo de vida da pessoa, que pode ser repleta de estresse, pouca hidratação, muita exposição aos raios solares e a alimentação inadequada, o que pode levar não só a perda de nutrientes da pele como a deterioração da saúde como um todo.

Segundo os especialistas em dermatologia, as rugas passam por dois estágios: rugas dinâmicas e rugas estáticas.

  • Rugas dinâmicas: são conhecidas como linhas de expressão. Esse tipo tende a aparecer mais cedo, porém só podem ser vistas quando há a movimentação nos músculos faciais, não aparecendo quando o rosto está em seu estado normal, chamado de “repouso”.
  • Rugas estáticas: é o avanço do primeiro tipo, onde a pele se sobrepõe as linhas de expressão e cria uma certa profundidade, as mostrando até mesmo no repouso do rosto e modificando o tipo da pele devido à pouca exposição ao sol, por exemplo, ficando com pigmentação diferente e textura mais lisa.

Dicas para a prevenção

dicas-prevencao-rugas

  • Hidrate sua pele

É essencial manter sempre a pele hidratada para evitar a perda de nutrientes importantes que vêm da água. Por isso, é recomendável beber bastante água durante o dia-a-dia além de utilizar hidratantes nas mãos e rostos, pois eles também servem como uma proteção contra toxinas presentes no ar que podem interferir na boa saúde do tecido.

Alguns médicos recomendam a ingestão de dois litros d’água por dia, enquanto outros falam que você deve tomar o equivalente a 10% do seu peso (se você pesar 70 kg, por exemplo, precisaria tomar 7 litros). Porém, é importante estar atento com as respostas do seu corpo, não tome mais água do que aguenta, pois isso também pode trazer danos à saúde.

  • Inclua vitamina C no cardápio

Você pode comer frutas que possuam vitamina C no seu cotidiano, uma por dia já é o suficiente. Esses alimentos possuem antioxidantes que impedem que toxinas ruins presentes no ar realizem ações ruins dentro do tecido da pele. Além disso, a vitamina C auxilia na saúde do organismo, sendo um grande ativo contra alguns tipos de vírus e aumentando a imunidade do corpo.

Algumas frutas e legumes que possuem Vitamina C são: laranja, morango, batata, brócolis, ervilha, manga, mamão. Outro antioxidante muito forte para lutar contra as rugas é o betacarboneto e o liposeno, encontrados em abóbora, agrião, cenoura, couve, espinafre, manga, tomate, goiaba, melancia e uva rosada. Os benefícios da alimentação com essas frutas e legumes são muitos, tanto fisicamente como metabolicamente.

  • Proteja sua pele do sol

Utilize filtros solares no seu cotidiano para impedir que os raios solares ajam negativamente na pele. Outra recomendação é a não exposição demorada no sol, pois mesmo com a proteção, os raios podem ser letais se atingirem o corpo durante muito tempo. Os efeitos do sol são cumulativos, o que abre a possibilidade de aparecerem muito tempo após a ação (alguns deles demoram cerca de dez anos para aparecer, se tornando cada vez mais graves com o tempo).

  • Remova a maquiagem

Nunca durma com a maquiagem atrelada ao corpo, pois ela impede que os poros respirem à noite e acaba realizando uma ação ruim no momento de descanso do corpo. Utilize demaquilantes com água para deixar a pele pronta para um boa noite de sono. Além disso, o descanso da pele é excepcional para que se tenha uma noite mais tranquila e realize um bom relaxamento corporal. Noites mal dormidas estão diretamente ligadas ao estresse do dia-a-dia, fatores determinantes para um envelhecimento mais rápido do corpo.

  • Visite o dermatologista

Realize consultas rotineiras ao dermatologista para verificar se a sua pele está saudável e bem cuidada. O recomendável é realizar consultas pelo menos uma vez por ano, para se certificar de que está tudo bem.

 

Espero que essas dicas tenham ajudado você a realizar a prevenção correta contra as rugas, além de auxiliar você a ter uma vida mais saudável e tranquila. Para mais conteúdo como esse, visite nosso blog.