Atletas de ciclismo e atletismo sabem a importância da postura no treinamento e na hora de competir em suas modalidades. Ter uma postura correta pode fazer toda a diferença no desempenho ao longo da prova. Não só isso, interfere também na saúde do corpo, principalmente da lombar.

Primeiramente, é importante entender que região é essa no corpo e porque ela é tão importante e afetada na hora de se exercitar. A lombar é constituída por cinco vértebras da coluna vertebral, logo abaixo à região torácica. É ela, portanto, que suporta a maior carga, sendo responsável por manter a postura na posição sentada, assim como na manutenção de uma postura adequada para o indivíduo.

Nesse contexto, a lombalgia aparece como qualquer sensação de desconforto na região lombar, seja dor, queimação ou travamentos. Os motivos são diversos, além de avaliar a postura, vamos nos ater às causas relacionadas à pratica da corrida e do ciclismo.

Corrida

Faça um exercício mental agora. Imagine-se correndo e tente sentir os músculos do corpo. Perceba de quais musculaturas os movimentos exigem mais. Na hora de correr, os músculos da lombar são bastante exigidos para que você mantenha uma postura correta. Pois, são eles que fazem a ponte entre os membros inferiores e a região superior, fazendo movimentos de extensão, rotação e flexão.

Não alongar e aquecer corretamente estes músculos dificulta o funcionamento pleno dos movimentos. Por este motivo, é comum ocorrer estiramentos quando o atleta não corre com a postura adequada ou faz movimentos muito bruscos.

Ciclismo

A posição em cima da bicicleta é a grande responsável pelos problemas de lombalgia em ciclistas. Em bikes de estrada, a postura é bastante comprometida por conta da inclinação. Além disso, outros fatores, como os impactos por conta do terreno e subidas e descidas podem prejudicar a lombar dos atletas.

As grandes marcas de bicicletas esportivas sabem disso e investem cada vez mais em tecnologia aerodinâmica para reduzir os impactos e proporcionar maior conforto na prática do esporte.

Alongamentos

Alongamento é o nome do herói que poderá te ajudar a combater a lombalgia. Por isso, selecionamos diversas imagens com sugestões de alongamentos antes da sua atividade física:

Abdominal –

Exercicios-abdominais-obliquos-lI

Manter a cabeça alinhada com as costas e subir até que elas fiquem alongadas.

Alongamento-abdominais

Bola de ginástica

Exercicios-lombares-l (1)

Você tem mais dicas? Compartilhe com a gente nos comentários.