sorriso-saude-bucal
A saúde bucal é extremamente importante, cuidar diariamente dos seus dentes e da sua boca evita problemas pequenos e futuros problemas graves que são consequência do descuido da higiene bucal, confira algumas dicas e alertas sobre esse tópico.

Escovação diária

escovação-diária
A escovação diária dos dentes elimina resíduos de comida e bactérias, essas bactérias podem causar problemas na gengiva e resultar em dor e sangramento, além disso, realizar uma boa escovação resolve mau hálito e deixa os dentes limpos e brancos. Não só ajudando na aparência, a higiene bucal ajuda na mastigação e na saúde geral do seu corpo, é recomendado passar fio dental e escovar os dentes no mínimo 3 vezes por dia, ao acordar, depois de refeições e antes de dormir. Veja uma lista de benefícios de uma boca saudável:

  • Sem mau hálito (Halitose)
  • Boa mastigação
  • Gengivas saudáveis
  • Sem dor e sangramento ao escovar os dentes
  • Previne o aparecimento de cáries
  • Sem gosto ruim na boca (gosto metálico)
  • Dentes brancos e sem placas
  • Sem boca seca

Como realizar uma boa escovação

 

  • Procure a escova de dentes ideal para você, existem diversos modelos (Consulte seu dentista)
  • Limpe a boca por setores
  • Primeiro as superfícies que são voltadas paras as bochechas (Dentes inferiores e superiores)
  • Escove as superfícies internas (Dentes inferiores e superiores)
  • Escove a área onde a mastigação é realizada
  • Escovar a língua é extremamente importância, lá bactérias ficam acumuladas e causam mau hálito.

Doenças que uma má higiene bucal causa

A má escovação e falta de cuidados com a higiene bucal resulta desde pequenos problemas a coisas mais sérias, confira:

Gengivite: A gengivite é uma doença causada por um acúmulo de bactérias na gengiva, levando ao sangramento e dor, muitas pessoas param de escovar os dentes pensando que é melhor para a cura, no entanto, a não escovação só agrava o caso. A gengivite pode desaparecer e voltar, se não for trata pode resultar em uma outra doença chama periodontite.

Periodontite: A periodontite é a gengivite em um estado mais grave, os danos causados são irreversíveis, corroendo o osso e a gengiva, dando uma aparência extremamente feia e com muita dor, leva os dentes a caírem. Tabaco e consumo excessivo de álcool prejudica a gengiva, levando ao fortalecimento dessa doença.

Retração das gengivas: A retração das gengivas altera a parte estética e causa sensibilidade, prejudicando o sorriso e a auto estima da pessoa. É necessário procurar um dentista para tratar, ou será por meio do uso de um aparelho ortodôntico ou por cirurgia. O uso de escovas macias associado a uma escovação suave e não com força exagerada por ajudar a prevenir a retração das gengivas

Cáries: As cáries são resultado do acúmulo de bactérias nos dentes, elas causam sensibilidade e dor, se não forem tratadas corretamente podem evoluir para casos mais sérios, podendo até levar a perda de um dente.

Halitose: A halitose, conhecida popularmente por mau hálito, é causada pela má escovação e ingestão de certos alimentos, as bactérias se alimentam dos componentes que sobram e causam o cheiro ruim. O ideal é uma dieta balanceada acompanhada de muita água e uma boa escovação, é importante escovar a língua também, mesmo que seja um pouco desconfortável.

Endocardite Bacteriana: A endocardite bacteriana é uma doença extremamente perigosa, ela afeta o endocárdio (revestimento interno do coração), causando uma infecção que pode levar a morte, essa infecção é oriunda de outras partes do corpo, e a maioria dos casos ocorre por infecções na boca que se espalham pela corrente sanguíneo, é uma doença grave.

Não perca o hábito

manter-saude-bucal
Você já sabe os benefícios que uma boa higiene bucal traz e também sabe os problemas que a falta de cuidado acarreta, um simples hábito pode causar muito transtorno. O ideal é visitar o seu dentista regularmente e não descuidar da sua saúde bucal. É muito mais fácil prevenir as doenças e cuidar da sua saúde do que esperar que algo grave aconteça, fique atento aos sinais que o seu corpo da e cuide bem do seu sorriso!