A culinária japonesa vem fazendo muito sucesso entre os brasileiros, mas e quanto aos benefícios que comer sushi traz ao organismo humano? A ingestão desse alimento e suas diversas variações fazem bem? Confira nesse post.

O Sushi e o corpo humano

Comer sushi realmente faz bem? A resposta é sim, esse alimento carrega uma série de nutrientes que são absorvidos pelo corpo humano e agem no nosso organismo de maneira fantástica. Existem diversas opções no cardápio da culinária japonesa e cada uma delas tem algo diferente a oferecer.

São diversos os benefícios que comer sushi traz, e dependendo da opção que você escolher, agirá em uma parte específica do seu organismo. Isso ocorre devido à grande variedade de alimentos que fazem parte da sua composição. Vindo de uma cultura extremamente rica e antiga, estima-se que o sushi vem sendo consumindo há cerca de 700 anos atrás

Muito popular entre os brasileiros, existem inúmeros restaurantes espalhados pelo Brasil. Muitas pessoas são adeptas da culinária japonesa e nem imaginam a quantidade de benefícios que a ingestão desse alimento um tanto exótico pode trazer. Veja quais são os modelos de sushis e saiba como os seus nutrientes agem no corpo humano.

Sushi e seus benefícios

Com seu alto valor nutricional, o sushi é um prato (já que é composto por vários elementos) que age diretamente em várias áreas do corpo e auxilia na regulação de diversas partes do ser humano e seu organismo, ajudando até a prevenir doenças, confira:

Circulação sanguínea: O ferro é um nutriente que auxilia no processo da circulação sanguínea, melhorando a produção de glóbulos vermelhos. Esse estimulo causado na produção de glóbulos vermelhos melhora a cor da pele, o crescimento do cabelo e age no metabolismo, além de melhorar os processos de cicatrização dos tecidos do corpo.

Combate ao câncer: O sushi possui nutrientes que auxiliam no combate desta terrível doença. O wasabi, muito consumido com o sushi, possui diversas propriedades que são anticancerígenas devido aos antioxidantes presentes em sua composição. Os antioxidantes ajudam a evitar que células saudáveis se tornem células cancerígenas.

Digestão: O sushi é muito consumido junto do famoso chá verde, que ajuda a acelerar o metabolismo e contribui para uma digestão tranquila e saudável. Quase todos os restaurantes japoneses oferecem o chá verde como uma opção para acompanhar o prato.

Hormônios: A maioria dos pratos de sushi possuem uma grande quantidade de iodo, elemento que contribui para o sistema endócrino do nosso corpo. O iodo age diretamente na glândula da tireoide e se consumido na medida certa, ajuda a manter os hormônios do corpo regulados e auxiliando nos processos metabólicos do ser-humano.

Coração: A grande quantidade de ômega 3 presente em quase todas as opções de sushi auxilia no controle do colesterol do corpo. Nivelando o colesterol é possível prevenir que artérias fiquem obstruídas, isso impede diversas doenças que podem acontecer devido à presença do colesterol ruim no corpo. Eliminando assim, riscos grandes de ocorrer um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Metabolismo: O sushi conta com altos níveis de proteína, a proteína presente no peixe que compõe o sushi é bastante saudável e de muita qualidade para o corpo humano. A ingestão do peixe auxilia nos processos metabólicos e melhora o funcionamento do organismo.

Imunidade: Imunidade alta é o principal combatente de possíveis doenças. O sushi e o wasabi contam com componentes antibacterianos e antivirais, auxiliando assim na prevenção de doenças relacionadas a baixa imunidade.

Não exagere

Apesar do sushi ser uma fonte de inúmeros benefícios, nada que consumido em excesso faz bem. O molho shoyu, um dos principais acompanhantes dos pratos de sushi, possui uma grande quantidade de sódio. O ideal é não utilizar demasiadamente o shoyu normal e optar por versões light.

O cream cheese e a maionese, os dois preferidos do brasileiro quando se fala em sushi, também não devem ser utilizados em exagero, eles possuem alto teor de gordura saturada e podem resultar em alguns quilos a mais se consumido em excesso. É recomendado também evitar os sushis que envolvem fritura e optar pelos mais saudáveis.

O sushi é uma ótima opção de comida saudável, mas se consumido de maneira exagerada, acaba se tornando muito calórico e equiparando-se até os alimentos servidos em restaurantes fast-food. É necessário também tomar cuidado com os restaurantes escolhidos, alguns realizam o processo de fazer o sushi com elementos mais calóricos que outros.

Muitas vezes o arroz é muito processado e acaba perdendo seus nutrientes, assim como outros elementos presentes no sushi. O ideal é frequentar restaurantes que servem o alimento bem fresco, assim você terá a garantia de que está usufruindo de todos os benefícios presentes no sushi.

Aproveite o sushi

O sushi é uma opção deliciosa e saudável de refeição, se consumido de maneira correta e sem exageros, acaba se tornando não só um grande aliado ao paladar, mas também ao organismo do corpo humano.