Criada na Polônia, funcionava como uma “ginástica de pausa para operários”, em 1925. Atualmente é uma das melhores maneiras de profissionais de várias áreas se exercitarem no ambiente de trabalho. Além dos benefícios à saúde, a ginástica laboral ainda proporciona interação e descontração entre os funcionários das empresas, fazendo com que o corpo e a mente relaxem e voltem ao trabalho com a energia recarregada.

Benefícios

O trabalho sem pausas é prejudicial para a saúde, seja ela física ou psicológica. É necessário relaxar, descontrair, alongar, respirar. Os benefícios da ginástica laboral são tantos, que você vai se animar só de ler todos eles:

  • Prevenção dos problemas laborais, como as lesões de esforço repetitivo (LER) e má postura.
  • Redução do sedentarismo, por ser uma atividade que envolve o corpo todo.
  • Redução da ansiedade e estresse, pois funciona como uma pausa, um respiro das horas seguidas de produtividade e pressões da rotina de trabalho.
  • Melhora na flexibilidade, coordenação, ritmo e até força. A disposição do funcionário aumenta, pois ele sente o bem-estar que a laboral proporciona, fazendo com que volte mais disposto ao trabalho.
  • Menos sono e fadiga mental durante a rotina do dia.
  • Combate as tensões dos músculos através dos alongamentos.
  • Aumento do foco do profissional, e, consequentemente da produtividade.
  • Pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, pois possui exercícios com carga leve, sem contraindicações.

Praticando

Para que os funcionários tenham todos os benefícios citados, é indispensável que a ginástica laboral seja feita com atenção e todo o cuidado necessário. A aplicação deve ser deixada a cargo de um profissional de Educação Física, pois ele poderá dar toda a orientação necessária para que todos possam praticar corretamente e em segurança.

 

Invista!

Se a empresa que você trabalha não oferece esse tipo de atividade, o que acha de sugerir ao RH? Caso você seja líder em alguma empresa, ofereça a laboral aos funcionários e percebe a diferença que essa série de exercícios simples trará para a rotina deles. Além da laboral, também é possível investir em outras atitudes para fugir do sedentarismo no trabalho.